* Subtítulo – Literalmente, atesta-se que se trata de um elemento que reforça a intenção prestada no título, ou seja, um elemento que aparece para somar, para acrescentar algo a mais às informações anteriormente reveladas.
A ABNT diz que subtítulos são “informações apresentadas em seguida ao título, visando esclarecê-lo ou complementá-lo, de acordo com o conteúdo do trabalho”.
Desse modo, ela deve conter:
Título do trabalho; Subtítulo, caso o título do tema possua complemento. Deve aparecer abaixo do título, antecedido por dois pontos; Identificação do trabalho ou nota explicativa: a página deve mencionar se o trabalho é uma dissertação, tese etc.
O espaço entre o título das seções primárias e o primeiro parágrafo deve ser de uma linha em branco de 1,5. No caso dos títulos das subseções, os mesmos também devem ser separados com uma linha em branco de 1,5 após o parágrafo anterior e antes do próximo parágrafo.
Os títulos das seções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta, com indicativo numérico alinhado à esquerda e separado por um espaço. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de caixa alta ou versal, negrito ou, itálico.
A formatação exigida pelas Normas ABNT são: