É um transtorno em que existe um padrão de desprezo e violação dos direitos dos outros. O nome técnico é transtorno de personalidade antissocial (TPA), mas o termo “psicopatia” é usado há muito tempo.
As principais características que ajudam a identificar um psicopata são:
Principais características de um psicopata
As pessoas empáticas atraem os psicopatas como a luz atrai as mariposas. ... As pessoas empáticas são leais, dedicadas e altruístas nos relacionamentos. Lutam para manter seus relacionamentos, sacrificam-se, e o psicopata sabe disso. Ele tem um prazer sádico em manipular o relacionamento para obter o que quer.
Qualquer insegurança faz ela voltar ao comportamento frio que chamamos de psicopata. Namorar uma tal pessoa pode ser frustrante, mas não sempre. ... Psicopatas usam as pessoas de acordo com suas necessidades, por isso podem fingir um envolvimento amoroso muito bem, se isso for proveitoso de alguma forma para ele.
Jamais tentar mudar o sociopata/psicopata para ele ser uma boa pessoa. (Ele vai fazer de conta que mudou, mas vai ferir você de alguma forma). Romper definitivamente com ele para evitar sofrimentos. Buscar ajuda de psicólogos, advogados e autoridades para se proteger.
Comportamento agressivo, como brigas de trânsito ou por ciúmes. Problemas de personalidade e relacionamento complicados desde muito jovem, inclusive sinais de delinquência juvenil. Falta completa de remorso ou culpa. Falta completa de empatia.
Diferenças na personalidade de um psicopata e um sociopata Psicopatas são mais frios e calculistas, enquanto os sociopatas tendem a agir de forma mais impulsiva e irresponsável. Psicopatas tendem a ser manipuladores e mentirosos natos.
Para lidar com um sociopata, pense igual a ele.
Os sociopatas aparentam ser agradáveis e amigáveis para conquistar a confiança das pessoas que desejam “usar”. São inteligentes e conseguem ser seres carismáticos, simpáticos e encantadores. Muitos vivem pelo prazer e são caracterizados por serem muito inconstantes, ou seja, agem por impulso.
Sociopatas podem se apaixonar? Embora seja verdade que ser parceiro ou parceira de um psicopata dê origem a várias dificuldades, não é uma tarefa impossível. Um sociopata pode se apaixonar, de um jeito diferente do nosso, mas podem desenvolver sentimentos fortes em relação a outra pessoa, sim.
Causas. Não se sabe ao certo quais são as causas do transtorno de personalidade antissocial. É muito provável que o fator genético esteja envolvido, mas há indícios de que fator ambiental também esteja relacionado ao aparecimento desse transtorno, principalmente na infância.
Quando uma pessoa não demonstra empatia ou remorso e parece estar sempre cheia de si, normalmente ela é julgada como sociopata ou narcisista. ... Tanto os sociopatas quanto narcisistas possuem distúrbios de personalidade.
Veja como identificar um sociopata: