Um material radioativo é aquele que absorveu radiação emitida por alguma matéria, já um material irradiado é aquele que recebe ondas radioativas, mas não necessariamente torna-se radio ativo.
A sensação de calor acontece quando nosso corpo recebe calor (energia), enquanto a sensação de frio é causada quando nosso corpo perde calor (energia). Desta forma, não existe a grandeza física chamada frio.
As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes. ... Importante: o método não torna o alimento radioativo.
Deste modo, a despeito de uma ideia errônea que tem certo alcance entre a população, o alimento não se torna radioativo ou emissor de radiação. A única alteração física que ocorre é um aumento temporário da temperatura do alimento durante o processo.
Irradiação de alimentos é o processo de exposição de alimentos à radiação ionizante para destruir microorganismos, bactérias, vírus ou insetos que possam estar presentes nos alimentos. Comida irradiada não se torna radioativa, mas em alguns casos pode haver sutis mudanças químicas.
Radura - Logotipo internacional que identifica um alimento irradiado. A legislação exige que alimentos irradiados sejam rotulados com a frase: "ALIMENTO TRATADO POR IRRADIAÇÃO".
Quando um corpo recebe calor de uma fonte térmica, podem acontecer variações de temperatura e mudança no estado de agregação de suas moléculas.