EQST

O Que Um Laudo De SPDA?

O que é um laudo de SPDA?

O laudo de SPDA é composto pelas inspeções e medições realizadas no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e no aterramento da edificação e tem como finalidade verificar a conformidade do sistema com a norma ABNT NBR 5419 (Proteção Contra Descargas Atmosféricas), verificando a qualidade da manutenção ...

Como medir resistência de aterramento SPDA?

Critérios do teste de continuidade SPDA conforme NBR 5419 A medição pode ser feita diretamente com o uso de um mili ou microohmímetro, um aparelho capaz de fornecer corrente da ordem de 10 A, sendo admissível o valor mínimo de 1 A. Importante: não é admissível a utilização de multímetro!

Como medir continuidade de SPDA?

Para que o teste de continuidade SPDA seja favorável, o sistema SPDA deve ter ligação com a malha de aterramento e as conexões devem apresentar medição abaixo de 1,0 ohm, para atendimento da norma NBR 5419, que regulamenta a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.

Como funciona um Para-raio de distribuição?

Os pára-raios de distribuição poliméricos, modelo NLZ-P são utilizados para proteção dos equipamentos das redes de distribuição de energia, contra descargas atmosféricas e surtos de manobra. ... Os pára-raios são providos com desligador automático cuja curva de atuação coordena com elo fusível 12k.

O que acontece quando um raio atinge um Para-raio?

Estas descargas elétricas são extremamente perigosas, pois além de poderem queimar e estragar equipamentos elétricos, como geladeiras, televisores, computadores e outros eletrodomésticos, são capazes de causar a morte de pessoas ou animais, pela sua grande intensidade.

O que atrai o raio?

O mesmo acontece com tempestades de areia e de neve, e até mesmo bombas termonucleares, detonadas em solo. Essas cargas elétricas geram descargas, que costumam ser menos intensas do que a de uma tempestade, mas ainda assim, podem gerar relâmpagos e entrar em contato com o solo, criando raios.

Como funciona um Para-raio E o poder das pontas?

Poder das pontas é uma propriedade dos condutores de concentrar cargas elétricas em suas extremidades pontiagudas. É nessa teoria que se baseia o funcionamento do para-raios. Em materiais condutores, a carga elétrica distribui-se em torno da superfície. Dessa forma, o campo elétrico é nulo.

Quais são os perigos de um raio?

Os raios podem causar sérias queimaduras, danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo através do aquecimento e uma variedade de outras reações eletroquímicas (provocadas pela descarga elétrica).

Como podem ser os tipos de Para-raios?

Tipos de Para Raios para cada Subsistema

  • Captores do tipo Melsen (Ou Minicaptores) Os captores de Melsen são usados no método das malhas. ...
  • Captores Radioativos. ...
  • Descidas de Cabos de Cobre. ...
  • Descidas de Fitas de Alumínio. ...
  • Descidas Estruturais.

Quanto custa um Para-raio para residência?

Seus custos variam entre R$ 200 e R$ 250 em média, mas reforça que só podem ser comprados em lojas especializadas em para-raios. Ele frisa ainda que ter um para-raio no imóvel não impossibilita de se ter também tais protetores.

Quais são os tipos de raios?

ELAT - Grupo de Eletricidade Atmosférica. Em termos gerais, existem dois tipos de relâmpagos: relâmpagos na nuvem e relâmpagos no solo. Relâmpagos no solo podem se originar dentro da nuvem Cumulonimbus (relâmpago nuvem-solo) ou no solo (relâmpago solo-nuvem). Mais de 99% dos relâmpagos no solo são relâmpagos nuvem-solo ...

Quais são os 4 tipos de relampagos?

Resposta: Relâmpago solo-nuvem: e ascendente, ou seja, a descarga parte do solo em direção a nuvem. Relâmpago nuvem-solo: e descendente, origina-se dentro da nuvem e desce em direção ao solo. Relâmpago intranuvem: a descarga elétrica origina-se e desloca-se dentro da nuvem.