EQST

O Que Um Discurso Filosfico?

O que é um discurso filosófico?

Já o Discurso Filosófico é aquele que utiliza-se de logos, a razão e a racionalidade para buscar responder os fenômenos naturais e as questões universais que sempre assolaram a humanidade.

Quais as principais características do discurso filosófico?

O discurso filosófico tem um espírito retórico, dialéctico, utiliza a analogia, mas também a metáfora, sempre que seja necessário expressar idéias. Por outro lado, a filosofia ajusta seu discurso aos princípios da lógica.

É possível definir fronteiras definitivas entre o discurso científico e o discurso filosófico?

Sim, é possível definir o que é Ciência e o que é Filosofia. Isso porque a ciência utiliza o método científico. ... A Filosofia é a mãe da Ciência ao introduzir o pensamento racional e lógico porém hoje em dia os dois discursos não se confundem, existe uma fronteira definida.

O que é discurso filosófico e discurso científico?

O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória. Uma teoria que não pode ser contradita não é refutável, portanto, não é científica.

Quais as diferenças entre a filosofia e a ciência e onde elas trabalham juntas?

Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.

Qual a relação da ciência com a filosofia?

A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico. A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.

Por que a filosofia é diferente das outras ciências?

A Filosofia é diferente de outros tipos de ciências porque não é uma ciência no mesmo sentido da Biologia ou da Química, por exemplo, que possuem um objeto de estudo bem definido. O seu objeto de estudo é o mundo em todas as suas dimensões e o homem enquanto ser racional que vive nesse mundo.

Porque se diz que a filosofia é a mãe de todas as ciências?

Sobre o fato de que a Filosofia é considerada a mãe de todas as ciências, podemos compreender que esse título foi dado a esta ciência haja vista que a partir de seus estudos, ela é capaz de incentivar que o indivíduo, como pensador que é, buscar sempre novas respostas e resultados para os questionamentos.

Quais são os pontos comuns entre filosofia e ciência?

Verificado por especialistas. São semelhanças entre o saber científico e o filosófico o fato de serem ambos fruto de modelos racionais, tendo validade que vai além da autoridade de quem fala ou do respeito a dogmas culturais e serem social e culturalmente produzidos.

Qual é a relação entre filosofia e poder?

O poder advém de alguma política e a política, é uma ciência. Logo, filosofia é poder. ... Desse modo, materialmente, todas as ciências têm pontos de fusão fundamental, embora formalmente se distingam. O prestígio social manifesta, no campo da psicologia social, esse ímpeto, esse anelo.