Também chamados de hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e possuem fórmula geral CnH 2n, cujo primeiro membro é o eteno (C2H4). ... Ao contrário dos alcanos, os alcenos são muito raros na natureza.
A fórmula geral dos alcenos é CnH2n. É muito raro encontrarmos os alquenos na natureza. Um dos principais alcenos é o etileno, ou eteno (H2C = CH2), que é um gás em condições ambiente.
Segundo a regra de Markovnikov, na adição de um haleto de hidrogênio a um alceno, ou na hidratação deste alceno, o hidrogênio do haleto ou da água liga-se ao átomo de carbono mais hidrogenado da dupla ligação, ou seja, ao carbono que possui mais ligações com o hidrogênio.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2).
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. ... A fórmula geral dos alcanos é CnH2n+2. Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.
O alcadienos são hidrocarbonetos de cadeia aberta com duas duplas ligações na cadeia. Entre eles, o de principal utilização é o isopreno. ... * Dienos acumulados: As duas ligações duplas saem de um único carbono da cadeia. Exemplo: H3C - HC = C = CH - CH3.
Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de hidrogênio e carbono) de cadeia aberta que possuem duas duplas ligações entre carbonos.
Na natureza não existem alcadienos simples, mas eles são produzidos em indústrias petroquímicas para serem destinados para a fabricação de polímeros e borrachas sintéticas. O isopreno (2-metilbut-1,3-dieno) é o alcadieno de maior importância, pois ele pode unir-se de diversas formas para formar os terpenos.
A classificação dos alcadienos baseia-se no posicionamento das duas duplas ligações presentes nos compostos dessa subclasse dos hidrocarbonetos. a) alcadieno acumulado ou condensado: é o alcadieno em que as duas ligações duplas estão posicionadas entre três átomos de carbono da cadeia. ...
Letra d). Um alcadieno alternado é aquele que apresenta uma ligação simples entre duas duplas ligações, o que pode ser comprovado pela diferença de duas posições entre os números indicados entre o prefixo e o sufixo, como é o caso da alternativa d.
→ Alcenos ou alquenos: são as cadeias carbônicas que possuem uma insaturação, uma ligação dupla. ... → Alcadienos ou dienos: cadeias carbônicas com duas insaturações, isto é, duas duplas ligações entre carbonos.
O isopreno, de nome científico 2-metil-1,3-butadieno, consiste num hidrocarboneto alifático, incolor, volátil, com 5 átomos de carbono e duas ligações duplas conjugadas com a fórmula CH2 = CH-C(CH3) = CH2.
Resposta: O isopreno é um hidrocarboneto insaturado, líquido, inflamável, usado especialmente em borracha sintética e um composto orgânico sensível ao calor. O nome oficial é 2-metil-1,3-butadieno. Sua fórmula molecular é C5H8 e sua fórmula química é CH2=C(CH3)-CH=CH2.
Abaixo temos a estrutura de um cicloalcano denominado adamantano.
Os principais radicais ou grupos orgânicos são obtidos por meio da cisão homolítica das ligações entre carbono e hidrogênio nos hidrocarbonetos, formando radicais monovalentes. Os radicais livres formados pela cisão de hidrocarbonetos são bastante instáveis, uma vez que os elétrons se agrupam em pares.
Esses radicais são classificados abaixo: a) Radicais monovalentes: apresentam um elétron livre em átomo de carbono. Arilas: o elétron livre pertence a carbono do núcleo benzênico: b) Radicais bivalentes: apresentam dois elétrons livres pertencentes ao mesmo carbono ou átomos de carbonos distintos.
Conclusão: a quebra das ligações em Química Orgânica dá origem a radicais orgânicos, representados genericamente por R ―. Veja mais!
Quando espécies orgânicas aparecem substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de hidrocarbonetos, elas recebem o nome de Grupos orgânicos substituintes.
Compostos orgânicos são os compostos do elemento carbono com propriedades características. Além do carbono, os principais elementos que compõem a grande maioria das substâncias orgânicas são: hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e halogênios (Cl, Br e I).
As funções orgânicas são grupos de compostos orgânicos que possuem propriedades químicas semelhantes em razão da presença do mesmo grupo funcional em sua estrutura. ... Essa semelhança no comportamento químico está ligada à presença do mesmo grupo funcional.
Para tal, é preciso estudar a estrutura de uma molécula na busca de um grupo funcional conhecido. A partir disso, analisando os átomos presentes e o tipo de ligação existente entre eles, é possível determinar o tipo de função orgânica da molécula em questão, além da nomenclatura correta dela.
Função da Química Orgânica O álcool pertence à classe dos compostos orgânicos (Química Orgânica) que são formados por hidroxilas (-OH), ligadas a átomos de carbono saturados. Entre os principais exemplos, podemos mencionar o etanol (C2H6O), metanol (CH3OH), propanol (C3H8O) e glicerol (C3H8O3).
Resposta: O composto cloroquina possui as funções haleto orgânico, amina e uma imina (ligação dupla C=N). Na hidroxicloroquina temos as mesmas funções orgânicas presentes na cloroquina (haleto orgânico, amina e imina) mais a função álcool.
As funções orgânicas são grupos em que os compostos orgânicos são divididos de acordo com o seu comportamento químico e presença de agrupamentos de átomos em suas estruturas. ... Assim, para facilitar o estudo dessas substâncias, elas foram divididas em grupos chamados de funções orgânicas.
Em organismos vivos, os medicamentos atuam de muitas maneiras: alguns minimizam a sensação de dor, outros induzem a calma ou eliminam a depressão. Outros ainda fazem o oposto, induzindo um sentimento de euforia que, algumas vezes, leva à dependência (Atkins, 2002).
As funções oxigenadas incluem compostos que, além do C e do H, possuem também o oxigênio, e os principais são: álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster.
As funções halogenadas, mais conhecidas como haletos orgânicos, são compostos que possuem em sua cadeia carbônica ao menos um átomo pertencente ao grupo dos halogênios, tais como o flúor (F), o cloro (Cl), o bromo (Br) e o iodo (I).
Os tiocompostos ou compostos sulfurados são os que apresentam um ou mais átomos de enxofre ligados à cadeia carbônica. Os principais são os tióis ou tioálcoois e os tioéteres.
Funções Hidrogenadas: Composto formado por carbono e hidrogênio, os chamados por hidrocarbonetos (Alcanos, Alcenos, Alcinos, Alcadienos, Cicloalcanos, Cicloalcenos).
Primária: nitrogênio ligado à cadeia carbônica. Secundária: nitrogênio ligado à duas cadeias carbônicas. Terciária: nitrogênio ligado à três cadeias carbônicas. Aromática: radical amino ligado ao anel aromático.