O mais comum é utilizar métodos diretos como sondagens à percussão, trado e rotativas, abertura de poços e até mesmo trincheiras para obter informações sobre o subsolo. ... Nestes casos, é necessário recorrer a técnicas indiretas de sondagem, que permitam obter maiores informações sobre o subsolo.
A sondagem a trado tem por finalidade a coleta de amostras deformadas, determinação de profundidade do nível d'água e identificação dos horizontes do terreno. ... O trado propriamente dito pode ser do tipo concha ou helicoidal.
O trado ajuda na identificação do solo que deseja ser construído. ... Este estudo serve para identificar o solo em que está se trabalhando para facilitar a execução da edificação. O estudo é feito acima do nível-do-mar. O processo executivo consiste na perfuração do solo, tirando amostras a cada metro escavado.
Para que tipos de obras e/ou em quais situações e/ou quando os sistemas de sondagens são indicados? Os ensaios de sondagem devem ser realizados tanto em obras de grande porte como de pequeno porte.
O ensaio SPT é a ferramenta mais utilizada no Brasil para a obtenção de parâmetros geotécnicos para elaboração de projetos de fundação. Em contrapartida o CPTu ainda é pouco usual, fato explicado pelo pequeno número de empresas que o executam e pelo custo elevado.