Soluções Reais: É definida como sendo aquela em que a fugacidade (tendência ao escape) de cada componente é proporcional à sua fração molar, independente das frações molares dos demais componentes, em todo o intervalo de composição a T e P constantes.
De acordo com Hildebrand, uma solução ideal tem um calor de mistura zero. Uma causa principal de não-idealidade surge quando ocorre não-aditividade (química) de volume na mistura.
—Para um gás ou vapor inflamável queimar é necessária que exista, além da fonte de ignição, uma mistura chamada “ideal” entre o ar atmosférico (oxigênio) e o gás combustível. ... Esta condição é chamada de “mistura pobre“.
onde Psolvente puro é a pressão de vapor máxima do solvente (quando não há soluto) e Psolução é pressão de vapor da solução (soluto + solvente). Lei de Raoult: P(solução) = X2(solvente) . P(solvente puro)
Ao adicionarmos um soluto não volátil a um solvente puro, sem alterarmos sua temperatura, notaremos que haverá um abaixamento da pressão de vapor do solvente. Ao estudo desse fenômeno é dado o nome de Tonoscopia ou Tonometria. Por exemplo, quando se adiciona açúcar à água, a pressão de vapor da água diminui.
Ebulioscopia ou Ebuliometria é a propriedade coligativa que estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente em uma solução. ... Um exemplo de Ebulioscopia surge no preparo do café: quando adicionamos açúcar na água que estava prestes a entrar em ebulição.
Pressão de vapor de um líquido é a pressão máxima exercida pelos seus vapores, quando se atinge o equilíbrio dinâmico entre a fase líquida e a gasosa. Vamos supor que você tenha uma substância não volátil dissolvida em um solvente volátil, por exemplo, água e sal. ... Um líquido estando puro se evapora mais facilmente.