Sequências textuais são unidades linguístico-textuais básicas (prototípicas) que fazem parte da constituição dos gêneros textuais, contribuindo para se identificar um gênero que se estrutura com predominância de forma narrativa ou argumentativa, por exemplo.
O texto dissertativo-argumentativo é um gênero textual típico de vestibulares e no qual se deve defender um ponto de vista com argumentos. O texto dissertativo-argumentativo é um gênero discursivo muito comum em provas de vestibular, como a Fuvest, e no Enem.
Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.
Um texto argumentativo tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. ... É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixe a ideia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros.
debate. palestra. aula explanativa.
Significado de Argumentativo Relacionado com a exposição descritiva, clara e objetiva de um assunto. Desenvolvido com lógica, por meio de argumentos racionais, falando especialmente do discurso: apresentou uma posição argumentativa em relação à decisão do governo.
As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:
Para construir um texto dissertativo perfeito, siga a seguinte ordem:
utilizar uma linguagem clara e objetiva;
Critérios para a redação de bons textos explicativos
O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior. ... Palavras-chave: texto explicativo, gênero textual, leitura e produção textual.
Veja algumas possibilidades:
O texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. ... Artigos científicos, notícias, manuais e receitas são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no nosso cotidiano.
De acordo com seu objetivo central, os textos expositivos são classificados em dois tipos:
O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Características do texto injuntivo: Tem mais depois da publicidade ;) → Utiliza uma linguagem simples e objetiva; → Permite a liberdade de ação do leitor; → Emprega verbos no infinitivo, imperativo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito.
Os textos injuntivos não têm como finalidade a coerção do leitor, isto é, sugere o cumprimento das regras, e não as impõe. ... Os textos prescritivos apresentam um discurso coercitivo, isto é, as normas apresentadas devem ser seguidas à risca. São exemplos as cláusulas de um contrato e as regras gramaticais.
Textos injuntivos e textos prescritivos são textos cuja finalidade é a instrução do leitor. Não só fornecem uma informação, como incitam à ação, guiando a conduta do leitor.