MBR é sigla para “Master Boot Record”. O padrão antigo hoje se encontra em processo de substituição pelo GPT, que significa “GUID Partition Table”. ... Do outro lado, o GPT pode criar até 128 partições diferentes dentro de um mesmo disco em Windows; outros sistemas operacionais podem apresentar limites até maiores.
No caso do Windows, o Master Boot Record (MBR) verifica qual partição do HD está ativa (configurada como Master) e inicializa o “setor um” dela — essa área tem um código com a simples missão de carregar o setor dois.
Localize o disco que você deseja verificar na janela Gerenciamento de Disco. Clique com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”. Clique na guia “Volumes”. À direita de “Estilo de partição”, você verá “Master Boot Record (MBR)” ou “GUID Partition Table (GPT)”, dependendo de qual disco está usando.
BIOS é um programa gravado na memória ROM (somente para leitura), executado quando ligamos a máquina, responsável pelo carregamento de instruções para que dê início ao sistema operacional e à interface para que o usuário possa interagir com a máquina. POST é uma verificação do sistema durante a sua inicialização.
A sigla BIOS significa, em tradução livre, Sistema Básico de Entrada e Saída. É o responsável pela execução de tarefas imprescindíveis, como o reconhecimento dos hardwares instalados, a verificação das horas no relógio interno e a inicialização do sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux.
O bootloader (“carregador de inicialização” do inglês, em tradução livre) faz exatamente isso: carrega o sistema operacional. Ou mesmo uma janela para que você escolha entre dois ou mais sistemas operacionais, como muitos usuários das distros Linux estão acostumados.
No momento em que ligamos o computador, um chip chamado BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída) acorda. A função dele é apenas ligar o resto do computador, fazer um diagnóstico dos componentes existentes, e por fim, chamar o SO para o trabalho. O BIOS é um tipo de memória ROM (Memória Somente para Leitura).
Boot é um termo em inglês utilizado para fazer referência ao processo de inicialização de um computador, o qual acontece no momento em que você pressiona o botão “Ligar” da máquina até o total carregamento do sistema operacional instalado. O boot só é considerado completo quando o SO pode ser utilizado por uma pessoa.