Indicadores são substâncias utilizadas na química para saber se uma solução apresenta um pH ácido (menos que 7), básico (maior do que 7) ou neutro (7). ... Isso fará com que a água extraia a pigmentação do repolho que nesse caso agirá como indicador.
Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se seu pH se encontra acima ou abaixo de uma determinada faixa de valores que varia conforme o indicador escolhido.
Conheça os indicadores biológicos e químicos para esterilização
incolor
Como um indicador do pH de uma solução, a fenolftaleína é incolor abaixo de pH 8,5 e atinge uma tonalidade rosa a vermelho escuro acima de pH 9,0.
O papel tornassol muda de cor ao entrar em contato com uma determinada solução. Exemplo: O papel tornassol azul, em presença de uma solução ácida, muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos presentes no indicador.
A Tira Universal de pH é a forma mais simples, rápida e amplamente usada em diversos setores para medir o pH de soluções. ... As tiras de pH consistem num filtro de papel impregnado com um indicador ou uma mistura de indicadores, que aponta a escala de pH – do ácido ao básico – através de uma variedade de cores.
O repolho roxo - assim como muitas plantas - possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases. ... A ideia de ácido ou base surge quando tentamos agrupar substâncias que têm propriedades químicas parecidas.
É possível fazer um indicador ácido-base com repolho roxo por apenas bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtrar. Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico.
O repolho roxo contém substâncias em seu extrato que são capazes de alterar sua coloração de acordo acidez em que se encontram. Por conta disso, o extrato do repolho roxo pode ser utilizado como indicador de potencial hidrogeniônico (pH) natural, pois varia sua coloração de acordo com pH da solução.
O experimento realizado com indicador natural de repolho roxo tem como objetivo produzir indicadores naturais de ácido – base, mostrar a troca de coloração com alteração do pH , observar as cores diferentes de cada solução.
É pouco calórica, rica em hidratos de carbono, assim como em vitaminas e minerais (betacaroteno, ácido fólico, manganês, ferro, potássio e fósforo). Repolho roxo: pouco calórico, ótima fonte de vitamina C e rico em fibras. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, por conter selênio, favorece uma pele saudável.
Por conta disso, o extrato do repolho roxo pode ser utilizado como indicador de pH, pois a antocianina que o compõe varia de acordo com pequenas alterações do pH da solução. À medida que se tem diferentes proporções dessas estruturas (cátion, base e ânion cianina), se tem diferentes colorações.
O extrato de repolho roxo demonstrou modificação em sua coloração tanto em meio ácido como alcalino. Assim em produtos, cujo meio é levemente ácido com pH próximo de seis, predomina uma coloração lilás, e em meio fortemente ácido com pH próximo de dois a coloração predominante é vermelha.
É uma tarefa bem simples e que pode ser obtida de duas maneiras. - Coloque uma folha de repolho roxo em um litro de água no liquidificador, batendo bem até que o suco fique com uma cor uniforme; - Em seguida, o suco deve ser coado (filtrado). - Pronto, a solução filtrada é o seu indicador de pH!
Como fazer o teste Coloque as folhas de repolho e a água no liquidificador e triture. O ideal é que o suco fique bem concentrado. Coe o suco e reserve. Recolha em um potinho sua urina.
E finalmente: teste o solo
Para medir o pH de um solo podemos utilizar diversos tipos de peagâmetros. Para interpretar a leitura de um peagâmetro é preciso saber que quanto maior do que 7,0 o número indicativo do pH, mais alcalino é o solo. Quando menor do que 7,0 o número indicativo, mais ácido será o solo.
É considerado um solo ácido aquele com pH abaixo de 5,5, o qual estaria saturado de H⁺ e com maior presença de Al³. Os solos com pH acima de 7 são solos alcalinos. A faixa ideal de pH para as plantas gira em torno de 6 a 7, pois nessa faixa os nutrientes se encontram mais disponíveis.
Método # 1 – vinagre e bicarbonato de sódio
Se medir o pH do solo e determinar que ele está ácido demais, você pode solucionar este problema adicionando uma base para aumentar o valor deste parâmetro. Para ajustar o pH (aumentar),os materiais mais usuais para este processo são compostos feitos de cal ou calcário em pó,disponíveis em qualquer lojqa de jardinagem.
Pode-se medir o pH de uma solução usando um indicador universal. As tiras de pH, também conhecidas como indicadores ácido-base, auxiliam na leitura do pH de soluções aquosas.