Essa “entidade” pa- tofisiológica envolvendo coração e rins, com disfun- ção aguda ou crônica em um dos órgãos, induzindo a uma disfunção aguda ou crônica no outro órgão, foi denominada “Síndrome Cardiorrenal” (SCR – 6, 7).
E como tudo que envolve saúde, a alimentação saudável e equilibrada, com baixo teor de sal e açúcar, reduz os riscos de doenças nos rins e no coração. Outras dicas são beber bastante água, não fumar e fazer atividade física regularmente. Essas ações juntas deixam o coração mais sadio, e consequentemente os rins também.
A fisiopatologia da Doença Renal Crônica (DRC) é a perda progressiva da função renal devido à deterioração e destruição dos néfrons, que são as unidades funcionais dos rins (1) Quando os rins perdem sua capacidade de realizar sua função, eliminar as toxinas que são liberadas pelo metabolismo, é necessário submeter o ...
Fatores de risco para progressão da doença renal
Nefroesclerose é o termo mais freqüentemente utilizado para designar o quadro histológico renal relacionado às fases benigna e maligna da hipertensão arterial essencial.
A nefrosclerose arteriolar hipertensiva é uma lesão renal progressiva causada por hipertensão arterial mal controlada de longo prazo (hipertensão). A pessoa pode desenvolver sintomas de doença renal crônica como perda de apetite, náusea, vômitos, coceira e confusão.