Como melhorar a alimentação do meu filho?
Faça lanches com frutas e lanches naturais, evitando o uso do açúcar. Para preparar um café da manhã - ou lanche da tarde - mais saudável, uma boa sugestão é recorrer a receitas com frutas (maçã, banana, manga, mamão, melão, morango e por aí vai) e alimentos mais naturais e saudáveis, como pães e biscoitos integrais.
Definitivamente, o iogurte natural, que é conhecido como regular ou grego – e que é feito com leite integral e culturas ativas – é a melhor escolha para o seu bebê. Principalmente porque é um alimento que contém as calorias e gorduras do leite integral que ele precisa.
No caso do uso de fórmulas infantis, o ideal é de 700 a 1000 ml, dependendo da fase de lactação. Dos 6 aos 12 meses – De 500 a 600 ml, dividido em três vezes. De 1 a 6 anos – Um total de 600 ml, dividido em três vezes.
O bebê pode tomar entre 3 e 5 mamadeiras por dia, o que equivale a 227 ml de leite cada vez que se alimentar. Se ele já consumir outros tipos de alimento, você pode deixar passar mais tempo entre as refeições para dar a mamadeira.
Dicas para o bebê aceitar a mamadeira:
O copo de transição, também chamado de treinamento, imita um copo comum, com uma tampa para evitar que o bebê se molhe quando for beber algum líquido. Como seu próprio nome sugere, ele é muito usado na fase de transição do bebê da mamadeira ou peito para o copo.
Antes da hora de dormir, diminua o tempo de mamada em cada peito ou coloque menos leite na mamadeira. Prolongue os intervalos entre as mamadas e acaricie as costas do bebê para que ele volte a dormir. Certifique-se de que o bebê seja alimentado o suficiente durante o dia.
Siga o ritmo dele, com as pausas de que ele precisar – você pode até mudar de lado durante a alimentação. Não se preocupe se ele não aceitar logo a mamadeira – pode ser preciso fazer várias tentativas. Se ele empurrar a mamadeira ou ficar inquieto, acalme-o e espere alguns minutos antes de tentar novamente.
O bebê acordou durante a noite: Acalme e nine seu bebê. Tente manter a boquinha dele fechada com uma pequena pressão no queixo. Se mesmo assim o bebê relutar e insistir, ofereça o peito. Ao longo dos dias, repita a tentativa de manter a boquinha do pequeno fechada até que o pequeno adormeça sem a necessidade de mamar.
A dica é que você diminua o tempo da mamada no peito. Se ela pedir, alimente-a, mas se tiver certeza de que ela comeu bem durante o dia, deixe-a mamar menos tempo que o de costume. Pegar o peito pode ser apenas uma forma de a criança relaxar e dormir. Por isso, termine a mamada antes de ela pegar no sono.
A primeira orientação é jamais tentar acordar a criança. Isso só vai fazer com que os eventos se tornem mais frequentes e prolongados. O ideal é não intervir e deixar que o momento de transe passe naturalmente e o pequeno volte a dormir. Só é preciso cuidado com as crianças que também caminham adormecidas.
Existem algumas explicações sobre o significado do despertar involuntário nesse horário. O fenômeno é justificado pela Igreja Católica como o horário do diabo, por ser oposta às 15h, momento exato que Jesus Cristo morreu na cruz.
Acordou no meio da noite? Ensinamos aqui como voltar a dormir
Há algumas explicações para isso: ansiedade, consumo de álcool ou algumas enfermidades, como refluxo gástrico, apneia do sono e dores crônicas.