Faça o mesmo com refrigerantes, sucos industrializados e frituras. Ah, e tome cuidado com as cítricas, elas são muitas e normalmente acompanham diversas receitas. As mais comuns são laranja, tangerina, uva, limão, abacaxi, acerola, morango, kiwi, ameixa, maracujá, caju, jabuticaba, romã e frutas cristalizadas.
Carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; peixes não muito gordurosos, como pescada e merluza – ao forno ou grelhados – e carnes vermelhas menos gordurosas – o que inclui patinho, coxão mole e lagarto – estão liberadas.
Não há problema em comer sushi ou carne vermelha durante o tratamento para H. Pylori. Como em qualquer situação deve-se apenas checar a boa procedência das carnes, principalmente as que serão ingeridas cruas.
Evite também comida gordurosas ou muito doce, como: creme de leite, leite de coco, maionese, manteiga, margarina, frituras em geral, massas folhadas, conservas em óleo, preparações sauté, biscoitos recheados, torresmo/toucinho, pele de aves, carnes gordas, salsicha, linguiça, bacon, presunto, mortadela, salames, ...
Consuma-os com moderação e não com a intenção de aliviar a dor. Leite, iogurte e requeijão integral, queijos como mussarela, provolone, prato, parmesão). Alimentos cozidos, a vapor, assados ou grelhados. Alimentos gordurosos à milanesa, fritos, empanados, preparações como feijoada, mocotó e dobradinha.
Alimentos enlatados e embutidos: salame, salsicha, presunto e carnes gordurosas; Creme de Leite, manteiga, queijos gordurosos (amarelos); Grãos em excesso (Feijão, Lentilha, Ervilha, Etc.)
O consumo de queijos não atrapalha o tratamento do H. Pylori, que é uma bactéria. Porém, o consumo EXCESSIVO de alimentos lácteos (leite, queijo, iogurte, etc...) pode piorar os sintomas da gastrite.
Vários alimentos ricos em cafeína, bebidas alcoólicas, alimentos embutidos, alimentos condimentados, alimentos ou frutas ácidas e frituras podem piorar a gastrite. A pizza de mussarela conforme ingredientes e modo de preparo poderia não ser a melhor escolha alimentar para quem tem gastrite.
pylori, também acabam prejudicando a flora intestinal, provocando diarreias. Para combater a diarreia e repor a flora intestinal, deve-se tomar 1 iogurte natural por dia e consumir alimentos de fácil digestão, como sopas, purês, arroz branco, peixes e carnes brancas.
“Para potencializar o tratamento, devemos diminuir o consumo de alimentos e bebidas que aumentam a secreção ácida do estômago. É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.