A bandeira é composta por fundo verde que representa as matas do estado. Uma faixa diagonal branca (simbolizando a paz), apresenta em seu centro uma esfera azul (simbolizando o céu) com cinco estrelas de cinco pontas brancas, representando o Cruzeiro do Sul.
A geografia do Paraná é caracterizada pelo clima subtropical, pelo solo de terra roxa e pela presença de formações vegetais de floresta de altitude. O pinheiro-do-paraná, também conhecido como araucária, é a árvore símbolo do estado. ... No estado está localizada a Usina de Itaipu, principal usina hidroelétrica do país.
o subtropical
Emancipado há apenas 66 anos de São Paulo, o Paraná contava em 1919 com somente 39 municípios formados (hoje são 399), segundo levantamento do Ipardes. A maioria dessas cidades se localizava no chamado “Paraná Tradicional”, que vai do Litoral até as proximidades da região dos Campos Gerais.
2 de agosto de 1853
Paranaguá
São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje. As 28 etnias que colonizaram o Estado trouxeram na bagagem sua cultura, costumes e tradições.
A cidade foi fundada em 29 de março de 1693. A maior parte de sua população de 1,5 milhão de habitantes descende de imigrantes italianos, poloneses, alemães, ucranianos, japoneses, sírios e libaneses.
Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba. A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade.
Fundado em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba tornou-se uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão, vindo, em 1853, a ser a capital da recém-emancipada Província do Paraná.
De povoado a metrópole, o traço fundamental que definiu o perfil de Curitiba foi a chegada de imigrantes das mais variadas procedências. Europeus, asiáticos e africanos contribuíram para a formação da estrutura populacional, econômica, social e cultural da cidade.
Curitiba é uma cidade linda, com muitas áreas verdes distribuídas por suas diversas praças, parques e bairros. No Centro, a beleza fica por conta da vida intensa nas ruas e dos edifícios e mansões do século XIX, em contraste com as construções art-déco, ecléticas, neo-góticas e modernistas que convivem lado a lado.
Curitiba é considerada a capital mais fria do país. A localização mais próxima da zona polar do sul é a primeira justificativa para as baixas temperaturas, especialmente no inverno, quando a inclinação da Terra distancia a região dos raios solares.
De acordo com o IBGE, em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade foi de R$ 84,7 bilhões, ocupando a 5ª posição no ranking nacional. O PIB per capita de Curitiba é de R$ 44,4 mil (2017). O setor de Serviços é responsável por 84,7% do PIB total, a Indústria responde por 15,28% e a Agropecuária por menos de 1%.
do Paraná
9.