O adjectivo implícito significa «contido numa proposição mas não expresso formalmente; não manifestamente declarado; subentendido, tácito»; explícito, por sua vez, quer dizer «que é claro, explicado sem ambiguidade»; e falso é «contrário à realidade ou à verdade; inexato, sem fundamento».
Em outras palavras, podemos dizer que o implícito em um texto é tudo o que está presente nesse texto pela sua ausência – os subentendidos; é tudo o que não está dito, mas que também está significando.
As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto. As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas.
Os implícitos podem ser marcados gramaticalmente nas frases ou textos, por elementos chamados de marcadores sendo eles: os pressupostos, os acarretamentos e a ironia. Pressupostos: Os pressupostos são informações implícitas que são marcadas lexicalmente na frase.
Os subentendidos são insinuações, informações escondidas, dependentes da interpretação do leitor. ... Podem ser ou não verdadeiros e podem ser facilmente negados, visto serem unicamente da responsabilidade de quem interpreta a frase. Exemplos de subentendidos: - Quando sair de casa, não se esqueça de levar um casaco.
Exemplos de pressupostos Pressuposto: A pessoa comia carne antes. Finalmente acabei meu livro. Pressuposto: Demorou um longo tempo para finalizar o livro. Alunos que estudam pela manhã têm melhor rendimento.
Relação de sentido entre duas proposições em que se P é verdadeira, Q também é verdadeira, mas se P for falsa, Q mantém-se verdadeira. Os exemplos seguintes são exemplos do funcionamento da pressuposição semântica: ... i) Afirmação: O polícia tem muita pena que a senhora tenha sido roubada.
1. Entender ou perceber (o que não estava exposto ou bem explicado). 2. Supor; admitir mentalmente.
1. Deduzir (raciocinando). 2. Tirar por conclusão.
verbo transitivo direto e bitransitivo Deduzir, concluir por inferência ou por dedução, geralmente partindo de indícios, de fatos ou de raciocínios: com esse aparelho é possível inferir a velocidade da chuva; o juiz inferiu a culpa dos réus. Etimologia (origem da palavra inferir).
Inferir significa deduzir, concluir. É chegar a uma conclusão final, sobre algum fato ocorrido, através de seguidas deduções. Inferir é um verbo transitivo que é conjugado da mesma forma que o verbo aderir. Do latim inferere, que significa deduzir.
Tirar uma consequência, fundamentando-se em certos princípios, premissas, fatos: de tudo o que você disse, deduz-se que a culpa não é sua. Subtrair alguma coisa de; diminuir: seria preciso deduzir 13% do valor da casa.
disposição para receber ou aceitar impressões, opiniões, sugestões, etc.
Significado de Reciprocidade substantivo feminino Estado de recíproco, do que se realiza ao mesmo tempo que outra coisa; mutualidade. Em que há troca de uma coisa por outra coisa idêntica; correspondência, cooperação, reciprocação: uma amizade não existe sem reciprocidade de sentimentos.