Uma cromátide irmã é o outro lado de um mesmo cromossomo, ou seja, em um par de cromossomos homólogos temos 4 cromátides irmãs. Cada cromossomo possui dois lados que estão unidos pelo centro de ambos, a função é possuir mais material genético nesse curto espaço de DNA que estão ligados entre si.
A meiose é um tipo de divisão celular em que há formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Nesse processo, ocorrem duas divisões celulares consecutivas, as quais são chamadas de meiose I e meiose II.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. ... Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Mitose é o processo de divisão celular que dá origem a duas células iguais à inicial, ou seja, com o mesmo número de cromossomos. ... A mitose pode ocorrer em células haploides e diploides, enquanto que a meiose ocorre apenas em células diploides.
Resposta. A meiose ocorre quando o organismo está em fase de reprodução. Ela é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide origina 4 células haploides, reduzindo assim, a metade do número de cromossomos constante de uma espécie.
Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem em cada fase.
prófase I
Palavras-chave: Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética.
Olá!!! Ocorre na Prófase I da meiose. É através desse processo que temos o que denominamos de diversidade genética entre os indivíduos. O processo de crossing-over consiste na quebra de uma das partes das cromátides irmãs e em seguida é feita a troca desses pedaços entre elas.
Telófase I é a última fase da primeira divisão da meiose (a divisão I - divisão reducional). Nesta fase, os dois conjuntos haplóides de cromossomos agrupam-se nos pólos opostos da célula, ficando mais finos e mais longos (descondensados).
Anáfase. A anáfase inicia-se no momento em que o centrômero de cada cromossomo duplicado divide-se longitudinalmente, separando as cromátides-irmãs. Assim que separam, as cromátides passam a ser chamadas de cromossomos-irmãos, e são puxados para os polos opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso.
Podemos afirmar que o que caracteriza a anáfase é a divisão do centrômero e o evento maraca o seu inicio é o encurtamentos dos microtúbulos do fuso . Sob esse aspecto, podemos ainda ressaltar que a anafáse pode ser definida como sendo uma fase da mitose que sucede a metafase e antecede a telófase.
Metáfase II: os cromossomos estão posicionados na placa metafásica. Anáfase II: as cromátides irmãs separam-se e movem-se em direção aos polos. Telófase II: o núcleo forma-se novamente com a reorganização do envoltório nuclear.
Nas células cancerígenas ocorrem anomalias durante o ciclo celular. A mitose perde o seu controle crescendo cada vez mais originando um tumor. Esse crescimento descontrolado decorre da ativação de proto-oncogenes. Ou seja, genes normais que se tornam um oncogene devido a uma mutação ou ao aumento de expressão gênica.
→ Citocinese A citocinese é a divisão do citoplasma, que dá origem as duas células-filhas. Geralmente, a citocinese ocorre ao final da telófase. A citocinese é um processo que ocorre de maneira diferente nas células vegetais e nas células animais.
A divisão meiótica ocorre em organismos assexuados e seu principal objetivo é a produção de gametas, que são células haploides.
A única relação entre o câncer e a divisão celular (mitose), é que quando há uma divisão celular descontrolada pode ocorrer, no entanto, o câncer; Os inibidores celulares tem por função impedir a divisão celular quando as condições não são as corretas, assim a baixa ação desses inibidores pode causar câncer.
A origem das células cancerosas está associada a anomalias na regulação do ciclo celular e à perda de controle da mitose. Alterações do funcionamento de genes controladores do ciclo celular, em decorrência de mutações, são relacionados ao surgimento de um câncer.