Significado de Calado adjetivo Em silêncio; que não faz barulhos: ambiente calado. Que não fala em excesso; que tende a ficar quieto: menino calado. [Figurado] Que não se mostra nem se manifesta; silencioso: intenções caladas.
O contrário de excesso é: Contrário de abundância: 1. escassez, falta, ausência, carência, insuficiência, deficiência, pouquidade, exiguidade, nada, míngua, carestia, necessidade, inópia.
O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.
Se o seu silêncio está gerando conflitos, podemos dizer que você está mais calado do que o necessário. Por exemplo, uma pessoa se sente chateada com a outra porque descobriu que ela havia dito uma mentira a seu respeito. Em vez de confrontar a situação e reclamar desse comportamento, ela decide permanecer em silêncio.
Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão. ... “As palavras cortam mais do que as espadas.”
"O silêncio é essencial para a reflexão", diz o terapeuta Walter Alexandre. E só refletindo que podemos compreender situações pelas quais passamos e nossas atitudes diante delas - ou seja, o silêncio pode ser um ótimo terapeuta. Quem não é capaz de refletir, também jamais conseguirá evoluir.
A ausência de sons é como uma espécie de jejum, uma privação incômoda que, no mundo contemporâneo, não tem muito espaço, nem é muito apreciada. ... Só para ouvir algum som. Às vezes, o silêncio absoluto se assemelha a uma solidão monstruosa, como um abandono insuportável.
A melhor resposta que se dar a certas pessoas é o silêncio! ... Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.
O primeiro passo é encarar a situação com sabedoria e calma. Esqueça a raiva ou o ego, e procure a outra pessoa para ter uma conversa adulta. Não vale a pena conservar o silêncio nessas situações. Se você for a “vítima”, tente descobrir o que está errado, não retribua o tratamento que está recebendo.
Uma relação entre duas pessoas – seja ela qual for – atinge a perfeição quando o silêncio não causa desconforto ou constrangimento. ... Às vezes, a extrema falta de intimidade nos obriga a falar qualquer coisa com alguém que está por perto, na tentativa de quebrar aquele silêncio incômodo.
Frase de Mario Quintana “Amizade: quando o silêncio a dois não se torna incômodo. Amor: quando o silêncio a dois se torna cômodo.”
Confira 10 Dicas de Como Ficar em Silêncio no Trabalho e seus Benefícios!
As janelas, assim como as portas, oferecem excelentes possibilidades de isolamento acústico. Para as janelas, no entanto, o principal reforço dá-se com a instalação de caixilhos acústicos feitos de PVC que proporcionam uma vedação acústica perfeita para o ambiente.
Pense antes de falar. Melhor ficar quieto se o que você tem a dizer for benéfico apenas para si mesmo. Uma ideia útil é sempre dizer uma coisa se quiser dizer duas coisas. Com o tempo, você vai perceber que procurar ativamente o silêncio diminuirá a quantidade de coisas que você tem a dizer.
E o silêncio? Nós entendemos por silêncio a ausência de sons, mas na verdade, são os sons que nosso ouvido não percebe. Se nós temos contato com os mesmos sons e condicionamos nossa escuta ao mesmo conjunto de vibrações, passamos automaticamente a ignorar os demais sons que existem em nosso entorno.
Habitue-se ao silêncio. Não se trata apenas de não conversar, mas pode ainda ser entendido de outras maneiras — não ouvir música, por exemplo. Tente incorporar o silêncio à sua vida, quer se trate de desligar a música por cinco minutos ou de meditar sem ninguém por perto pelo mesmo tempo.
Fique calado, é melhor. Se for para abrir a boca e dizer coisas que não acrescentam em nada, é melhor que fique calado. Ficar calado é a melhor forma de não ser prejudicado.
Pareça “indisponível”. Seu corpo deve dizer “Não fale comigo”, e a pessoa deve entender a mensagem. Não sorria. Mantenha o rosto sério, ou mesmo faça uma cara feia, demonstrando que não quer conversar com ninguém. Você também pode fazer uma cara de desânimo, assim as pessoas nem tentarão conversar com você.
Aprendendo a ouvir mais
Reduzindo seu tempo de fala. Fale somente o essencial. Pergunte-se se o que está prestes a dizer é realmente importante e procure se abster de comentar quando não tiver nada de construtivo para agregar à conversa. Quem escolhe as próprias palavras com critério costuma ter mais atenção das pessoas.
Então, para melhorar suas habilidades de escuta aqui estão algumas sugestões:
Dicas para desenvolver a escuta ativa
É fácil entender o que é escuta ativa, veja a definição: Podemos definir o que é escuta ativa como uma maneira de tornar os diálogos mais eficientes. Com base na plena dedicação para ouvir e compreender o que o outro tem a dizer, a escuta ativa permite que o ouvinte absorva, de fato, o conteúdo da fala do interlocutor.
É estar atento ao que o interlocutor fala, até mesmo com o corpo, para que assim seja possível entender o que ele quer dizer com profundidade. Diante disso, o que você deve fazer é ouvir na essência para manter o foco, já que a escuta ativa diz respeito a interpretar a linguagem verbal e não verbal do interlocutor.
Quando uma pessoa nos diz algo, ela espera que prestemos atenção, que por um momento deixemos nossas preocupações e nos disponhamos a encarar as suas. De certa forma, o que espera de nós é uma escuta consciente: um ato desinteressado no qual disponibilizamos nossos recursos cognitivos.