Reconhecido na Europa como o Caviar Mediterrâneo, Bottarga Gold é produzido a partir da ova de tainha pescada no mar de Santa Catarina, no sul do Brasil. ...
Elaborada com ovas de tainha, a bottarga, também chamada de caviar brasileiro, está ganhando espaço no mercado nacional e externo pelo sabor, versatilidade e, claro, pelo preço. ... Santa Catarina, Estado onde a pesca artesanal da tainha é um espetáculo que se repete todos os anos, é o maior produtor.
Enquanto o quilo do caviar autêntico custa cerca de R$ 15 mil (ou até mais, quando se trata do caviar do tipo beluga, mais raro), o de ovas de truta é vendido por R$ 80 o quilo.
Alongadas e amarelas, as ovas vêm em par e se sobressaem na barraca de peixes. Com elas se faz a bottarga, nome dado à ova da tainha (muggine, em italiano) depois de salgada, lavada e seca -as ovas do atum que passam pelo mesmo processo também se chamam bottarga (di tonno).
O chef Alysson Müller revela a sua técnica para curar as ovas: cubra as ovas da tainha com 50% de sal e 50% de açúcar e deixe por 4 horas ou 1 dia, se quiser uma cura longa.
Se o seu produto apresentar essa coloração, retire a película natural protetora (é uma fina membrana que envolve o ovário do peixe). Após a remoção, sua Bottarga Gold encontra-se perfeita para o consumo. Para melhor armazenamento, envolva em um papel filme e mantenha refrigerada.
Uma vez coletadas, as ovas frescas devem ficar em uma solução com sal para a limpeza e o sabor, na qual absorvem muito sal. Como consequência, o caviar tem alto teor de sal e um sabor bem salgado. É mais difícil conservá-los do que a maioria dos outros itens alimentícios.
Ovas é o nome vulgar para designar os ovários maduros dos peixes, alguns com muitas aplicações culinárias. ... Um produto preparado com ovas, originalmente de esturjão, é o caviar.
Lave as ovas com muito cuidado para não estourarem e deixe escorrer. Aqueça o azeite. Com cuidado, deite as ovas na panela, ou frigideira, frite até que dourem. Corrija o sal e sirva com limão.
esturjão
O jeito clássico de preparar o caviar é fazer pequenos sanduíches com pão branco, manteiga e, por cima, o caviar. Os sanduíches podem ser enfeitados com endro, erva onipresente na cozinha russa. Veja abaixo outros modos de usar as famosas ovas de peixe. Cozinhe os ovos, corte ao meio e retire as gemas.
É comumente usado como um ingrediente em sushi e muitas vezes tingido para adicionar interesse visual aos pratos. Ovas de peixe são pobres em calorias, mas ricas em nutrientes como gorduras saudáveis (ômega-3), proteínas, vitaminas (especialmente B12) e minerais (principalmente selênio).
Ovos de peixes, comumente chamados de caviar, quando servidos como alimento, podem vir de quase todos os peixes. As ovas de salmão são comumente usadas para sushi, e o caviar vem do esturjão.
A pesquisa recomenda comer duas porções de 99 gramas de peixe não frito, ou cerca de ¾ de xícara, por semana. Eles enfatizam a ingestão de peixes oleosos como salmão, cavala, arenque, truta, sardinha ou atum, todos ricos em ácidos graxos ômega-3.
O NHS, sistema nacional de saúde britânico, aconselha toda a gente a comer peixe pelo menos duas vezes por semana, sendo que uma das porções deve ser de um peixe gordo como atum ou salmão.
Enquanto os especialistas recomendam o consumo de cerca de quatro porções de peixes gordos, como o salmão e a cavala, por semana, um estudo avisa que as mulheres que adquirem este hábito podem estar fazendo mais mal do que bem à saúde.
O consumo regular de peixe traz vários benefícios para a saúde como melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e os dentes. Isto acontece porque o peixe é rico em gorduras boas, proteínas, vitaminas, e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Alimentação inadequada dos salmões – com alto teor de gordura para rápida engorda, e ainda corantes artificias, tóxicos à saúde humana, para fazer com que tenham a cor alaranjada que conhecemos, que na natureza ocorre quando a dieta do salmão inclui camarões e outros crustáceos.
Peixe é um bom antioxidante Rico em vitaminas e minerais, o salmão é considerado um ótimo antioxidante. Isso significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, que por sua vez oxidam as nossas células - o que pode resultar, por exemplo, em envelhecimento precoce.
Pratos grelhados ou assados
A pele cheia de gordura funciona como uma camada protectora do peixe. Os especialistas do The Kitchn dizem que é um dos melhores aliados para evitar que o peixe cozinhe demais. Deixe sempre a pele quando cozinhar o salmão – a única excepção é se for escalfar o peixe. Aí, sim, deve retirar a pele antes.
Como fazer
Como tirar a pele do Salmão
Os peixes e os répteis possuem seus corpos cobertos por escamas. Mas são dois tipos de escamas diferentes. A superfície da pele é chamada epiderme.
A pele da truta pode ser consumida. A parte da carne um pouco mais escurecida próxima à pele, é aonde se concentra a maior porcentagem de Ômega 3. É uma opção leve e muito prática para uma entrada com elegância.
A pele de tilápia age como um curativo para queimaduras de 2º e 3º grau e o seu uso acelera o processo de cicatrização além de diminuir a dor do paciente.