Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois. A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.
Em geral, procrastinamos porque nosso cérebro tem dificuldade de avaliar as consequências de longo prazo e é mais sensível aos ganhos ou desfechos que ocorrem de forma imediata. ... Somos mais sensíveis a recompensas e respostas imediatas, mais tangíveis e fáceis de serem percebidas pelo cérebro como algo concreto.
A psicologia por trás da procrastinação. Pesquisadores defendem que a procrastinação é a lacuna entre a intenção e a ação, ou seja, por trás da procrastinação há um desejo de fazer algo, mas que é vencido pelo desejo de fazer outra coisa. Enquanto isso a preguiça nem gera um desejo, o preguiçoso não quer fazer nada.
Tipos de procrastinadores
“Os procrastinadores acabam por viver com culpas, tensões, estresses, ansiedade e baixa autoestima por não ter controle sobre a realização de suas próprias tarefas, principalmente quando o ato de procrastinar se torna consciente.”
O ato de procrastinar atrapalha o desempenho do trabalho e pode ser um gerador de estresse e ansiedade. Contudo, ela não se refere apenas ao trabalho formal. A procrastinação pode atrapalhar também os seus estudos, a organização da casa e até a sua relação com outras pessoas.
10 dicas de como parar de procrastinar nos estudos!