advérbio De modo ortogonal ou disposto em ângulo reto: uma estrada foi construida ortogonalmente.
Perpendicular; capaz de formar um ângulo reto, ângulo de 90º. ... Diz-se da projeção cuja linha projetada, num plano da figura, é perpendicular ao seu plano de projeção. Etimologia (origem da palavra ortogonal). Do latim orthogonius.a.um + al.
Em linguagem de programação, ortogonalidade significa que um conjunto relativamente pequeno de construções primitivas podem ser combinadas em um número pequeno de maneiras para construir as estruturas de controle e de dados de uma linguagem.
Dois vetores v e w são ortogonais se o produto escalar entre ambos é nulo, isto é, v. w=0.
Para sabermos se um vetor qualquer é paralelo a um plano, basta fazer o produto interno entre o vetor dado e o vetor normal ao plano. Caso o resultado seja 0, concluímos que os vetores são perpendiculares e, por consequência, o vetor será paralelo ao plano.
Dois vetores são considerados como sendo colineares quanto têm a mesma direção (ainda que possam ter sentidos opostos). Por outras palavras, dois ou mais vetores são colineares se ao colocarmos retas "por cima" desses vetores, elas forem paralelas.
Segmentos Consecutivos: Dois segmentos de reta são consecutivos se, a extremidade de um deles é também extremidade do outro, ou seja, uma extremidade de um coincide com uma extremidade do outro. Segmentos Colineares: Dois segmentos de reta são colineares se estão numa mesma reta.
Os três vetores serão coplanares se o produto misto entre eles for igual a 0. ... Produto escalar=0, logo esses vetores são coplanares.
Em geometria, um conjunto de pontos no espaço possui complanaridade, é dito complanar, se todos os pontos estão no mesmo plano geométrico. ... Além disso, duas ou mais retas paralelas ou concorrentes podem estar em planos diferentes, mas todas as retas coincidentes sempre estarão em um mesmo plano, complanariamente.
O produto misto é calculado a partir da determinante da matriz formada pelos vetores. Resposta: para que os pontos A, B C e D dados sejam coplanares, m=4.
O valor de M para que os pontos (3,1), (M,2) e (0,-2) sejam colineares é igual a 4. Para sabermos se três pontos são colineares ou não, precisamos calcular o determinante. Se o determinante for diferente de zero, então os pontos não são colineares.
Os valores de k deverão ser diferentes de 12. Para que os pontos (2,-3), (4,3) e (5, k/2) sejam vértices de um triângulo, os três não poderão ser colineares. Vamos calcular a equação da reta que passa pelos pontos (2,-3) e (4,3). ... Portanto, a equação da reta é y = 3x - 9.
Para quais valores reais de k os pontos (6, k), (3, 4) e (2 – k, 2) são colineares? Solução: dizer que os pontos são colineares é o mesmo que dizer que eles estão alinhados. Dessa forma, devemos fazer o cálculo do determinante e igualá-lo a zero.
Para que sejam colineares, o valor desse determinante deve ser igual à zero. Portanto, os pontos A, B e C estão alinhados.