adjetivo [Geometria] Relativo ao hexágono, que possui seis lados e seis ângulos; hexágono: prisma hexagonal. Que tem um hexágono como base: sala com teto hexagonal. Com a forma de um hexágono: cone hexagonal. Etimologia (origem da palavra hexagonal).
Hexágono é uma figura plana que possui 6 lados. Se ele for regular, esses lados deverão ser todos iguais (mesma medida), portanto, hexágono regular é uma figura plana que possui 6 lados com a mesma medida. O hexágono regular circunscrito numa circunferência irá dividi-lo em seis arcos de mesma medida.
Como um hexágono possui 6 lados, então um prisma hexagonal possui: 6 + 2 = 8 faces: ao redor temos 6 faces retangulares e 2 bases hexagonais. Vértices são os pontos de encontro das arestas. Como trata-se de um prisma hexagonal, então cada vértice dos hexágonos será um vértice do prisma.
Ele faz parte dos estudos da geometria plana sendo um quadrilátero cujos lados opostos são paralelos. Em outras palavras, os paralelogramos são polígonos de quatro lados opostos congruentes (que possuem a mesma medida), por exemplo, o quadrado, o losango e o retângulo.
Os losangos são paralelogramos cujos lados são congruentes. Isso significa que seus lados possuem medidas iguais. Além disso, a propriedade que se refere unicamente aos losangos é a seguinte: Todo losango possui diagonais perpendiculares.
Paralelogramos são figuras geométricas que possuem apenas quatro lados, sendo os lados opostos paralelos. Isso significa que os lados opostos de um paralelogramo são segmentos de reta pertencentes a retas que não se tocam em ponto algum.