A fenolftaleína é um composto orgânico frequentemente usado como indicador de pH. A fenolftaleína fica rosa em pH superior a 8,3 e incolor em soluções ácidas. A fórmula química da fenolftaleína é C20H14O4.
A escolha de um indicador depende da faixa de pH em que ele muda de cor. Por exemplo, a faixa de viragem da fenolftaleína é entre 8,2 e 10,0, então ela é indicada para reações em que o ponto de viragem ocorre em pH básico, mas não em que o ponto de viragem ocorre em pH ácido.
A função é: Explicação: Nos indicam o pH de uma solução pela mudança de coloração. ... O ponto de viragem de um indicador representa a faixa de pH em que é perceptível a mudança de cor.
Os indicadores são muito usados em titulações, técnica de laboratório para descobrir a concentração de uma solução por meio do gotejamento de outra solução de concentração conhecida.
A titulação é um procedimento laboratorial utilizado para determinar a concentração em quantidade de matéria (ou concentração em mol/L) de uma solução que contém um ácido ou uma base. ... Como as soluções misturadas apresentam sempre um ácido e uma base, logo, a reação química que ocorre é uma neutralização.
Pois bem, um indicador numa titulação ácido-base, serve pra indicar a mudança do pH em uma titulação. É simples, como o próprio nome diz ele "indica", e o que acontece é isso, o indicador faz com que a solução mude de cor, para indicar a mudança de pH da mesma.
Verificado por especialistas. A vantagem maior está em identificar o ph em uma faixa maior do que seria utilizando apenas um indicador. Além disso, eles promovem a acentuação da mudança de coloração no ponto de viragem de um dos indicadores.
A Tira Universal de pH é a forma mais simples, rápida e amplamente usada em diversos setores para medir o pH de soluções. ... As tiras de pH consistem num filtro de papel impregnado com um indicador ou uma mistura de indicadores, que aponta a escala de pH – do ácido ao básico – através de uma variedade de cores.
Os principais indicadores socioeconômicos são: PIB, renda per capita, IDH, Coeficiente de Gini, taxa de desemprego e a oferta de serviços públicos.
Já os indicadores socioeconômicos são os seguintes: Índice dos desequilíbrios regionais de Williamson, PIB per capita, Índice de desenvolvimento humano (IDH), Índice de Gini, Taxa de mortalidade infantil, Esperança de vida ao nascer e Média de anos de estudo (20 a 24 anos).
Conheça-os: