Estado do que não está de acordo com um determinado modelo ou tipo. Irregularidade na evolução de determinadas doenças.
Nódulo de mama é toda tumoração presente na glândula mamária, podendo apresentar conteúdo cístico ou sólido. Trata-se da queixa mamária mais comum em consultórios de mastologia ou ginecologia. Felizmente, a maior parte das pacientes apresentam lesões benignas.
A detecção de certas lesões de mama não cancerosas de alto risco pode levar ao tratamento cirúrgico em mulheres, porém um dos maiores estudos de um tipo específico de lesão de alto risco, a Atipia Epitelial Plana (AEP), reivindica uma observação rigorosa, em vez da remoção cirúrgica.
1- Conceito : Os processos proliferativos compreende um grupo de lesões relativamente freqüente e são representados por crescimentos teciduais de natureza basicamente inflamatória (sem características histológicas neoplásicas) que ocorrem em diversas localidades da cavidade da boca como resposta à agressões geralmente ...
Dentre os novos termos criados pelo Sistema Bethesda para melhoria de comunicação entre o serviço de citopatologia e o clínico, figuram as atipias de células escamosas de significado indeterminado (ASCUS), definidas como anormalidades mais marcantes que as esperadas para alterações reativas, mas que quantitativamente e ...
As células escamosas atípicas são divididas em: ASCUS (células escamosas atípicas de significado incerto), que têm uma baixa probabilidade de ser pré-cancerosa. ASCH (células escamosas atípicas, não se pode descartar uma lesão de alto grau), que são mais susceptíveis de serem pré-cancerosas.
O ASCUS pode ser provocado, por exemplo, por inflamações, infecções ou atrofia vaginal durante a menopausa (leia também: 25 SINTOMAS DA MENOPAUSA). Na grande maioria dos casos, o ASCUS é um achado benigno que desaparece sozinho com o tempo.
A nomenclatura ASCUS significa atípica de células escamosas de significado indeterminado e não é considerada uma lesão precursora do câncer de colo do útero. A conduta frente a tal alteração é tranquilizar a paciente e repetir o exame citopatologico do colo do útero em 6 meses.
As alterações morfológicas observadas no epitélio escamoso são classificadas como células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US), lesão intraepitelial de baixo grau (LSIL), células escamosas atípicas, não podendo afastar lesão de alto grau (ASC-H), lesão intraepitelial de alto grau (HSIL) ou carcinoma ...
Células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US) é uma categoria bastante subjetiva, que abrange alterações morfológicas, as quais, qualitativamente ou quantitativamente, são insuficientes para definir uma lesão intraepitelial escamosa.
O ASC-US é a presença de atipias de células escamosas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas. Essa lesão não necessariamente é uma infecção sexualmente transmissível ou uma lesão pelo HPV. O ASC US não exige colposcopia e biópsia inicialmente.
O termo alterações epiteliais não neoplásicas da vulva refere-se às antigas distrofias ou leucoplasias vulvares e surgiu em 1986, por recomendação da Sociedade Internacional para o Estudo das Doenças Vulvares (ISSVD) em associação com o Comitê de Nomenclatura para Doenças Vulvares da Sociedade Internacional de ...
Glândulas endocervicais normais são constituídas por epitélio cilíndrico simples mucoso. As células têm núcleo basal e citoplasma colunar alto que se cora em róseo pálido por estar cheio de muco. Notar a regularidade das células e dos núcleos.
Objetivo: As neoplasias glandulares endocervicais e endometriais são patologias preveníveis e curáveis quando precocemente detectadas. O exame citopatológico (Papanicolau) é um método muito utilizado para o rastreamento de neoplasias ginecológicas. A qualidade do exame citopatológico depende da adequação da amostra.
As células endocervicais são raras nos esfregaços vaginais e habituais nos esfregaços cervicais obtidos por escovação ou raspagem. Sua presença é considerada, por alguns, como selo obrigatório de qualidade da colheita cervical.
A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção, tem sido considerada como indicador de qualidade do exame, pelo fato de se originarem do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres de colo uterino.
As células intermediárias possuem uma forma poligonal e isodiamétrica com citoplasma cianofílico, transluzente, claro, brilhante e margens celulares bem delimitadas. O núcleo vesicular fica centralmente localizado e possui uma cromatina finamente granular uniformemente distribuída.