adjetivo Que se utiliza de ardis, de esperteza, de manha para conseguir o que pretende. Que é sagaz, astucioso, manhoso, enganador, velhaco, espertalhão: inimigo ardiloso. Etimologia (origem da palavra ardiloso).
A forma correta de escrita da palavra é agilizar. A palavra agilisar está errada. Devemos utilizar o verbo agilizar sempre que quisermos referir o ato de tornar mais ágil, mais rápido, mais expedito, mais dinâmico, mais desembaraçado, mais ativo, mais eficiente.
Uma pessoa ardilosa engana, descobre seus gostos, preferências e te manipula para conseguir uma informação ou favor. O que pode parecer um dado qualquer para nós, para um espertalhão é uma mina de ouro. Por isso, deve-se cuidar com o que fala e para quem fala.
Significado de embuste: Mentira ardilosa; plano para enganar alguém.
O Termo Vetezeiro ou Vtezeiro (VT = VídeoTape + zeiro) é uma gíria usada para definir uma pessoa que faz tudo pensando público.
Fazer VT. É atuar para a edição do programa, usar ou não, no compilado que é exibido no programa de noite. Quem assiste ao 'BBB' no ppv ou na globoplay consegue saber e entender melhor as movimentações do jogo do que quem só vê na Globo.
Sigla para Big Brother Brasil. O Big Brother Brasil (BBB) é um reality show da Rede Globo que teve a sua primeira temporada realizada em 2002. É a versão brasileira do reality show Big Brother, que teve a sua primeira temporada mundial realizada em 1999 na Holanda.
Significado de aquebrantar: V.T. Que foi quebrado, enfraquecido, vencido, debilitado.
O que é Quebrada: Na linguagem informal, a palavra quebrada pode ser usada como gíria para um lugar alternativo, casa, área, bairro ou vizinhança. ... Exemplo: “Aparece hoje na minha quebrada” ou “Eu conheço uma quebrada muito legal”.
Baú, busão, tesourinha, véi, pardal, boto fé, cabuloso.
“To na B” – Sou o próximo. “Aê, to na b. Quando acabar a partida me chama”.
Gírias baianas
O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.
Só os mais velhos são capazes de dizeer "oxênte". Os mais novos já exclamam um "ôxi" e, em breve, será "xi". A língua do povo é viva. Além da fala mais rápida, leve em consideração que, em geral, o nordestino é muito hospitaleiro e simpático com o visitante.
Rimas com nordestino
Significado de nordestino Pertencente ou relativo ao Nordeste brasileiro. Habitante ou natural dessa região.
A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional.
O apresentador usa a palavra para se referir ao que não presta, que é vago ou idiota. pânfora pode significar petistas, esquerdistas, antifas, professores e estudantes de universidades federais, jornalistas, maconheiros ou outros termos parecidos usados pelos direitistas.
Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.
O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com uma influência francesa depois de alguns anos. Foneticamente falando: O sotaque do nordeste apresenta os fonemas /t, d/ palatalizados quando estão antes da vogal palatal alta /i/ ou depois da semivogal palatal alta /j/.
As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. ... É só reparar o sotaque e a região para lembrar os vários imigrantes que contribuíram para a história do país. No Sul, os alemães, italianos e outros povos vindos do leste europeu.
Carioca e gaúcho são os mais irritantes de longe. Sotaque mais feio é do sulista principalmente o gaúcho.
Todo mundo gosta de dizer que não tem sotaque, quem tem são os outros! Mas algum tem de ser o oficial, não é? Pois bem, é o nosso X, cantado, o carioca que tem o sotaque oficial do Brasil.
Maranhão
Acho que, tecnicamente, não pode ser outro senão Portugal, porque a academia que cria as regras da língua portuguesa se encontra lá e se baseia no dialeto de lá (mais especificamente de Lisboa). A única forma de definir qual forma da língua portuguesa é a mais correta é pela gramática normativa.