Heparina afina o sangue mas as novas drogas que dissolvem os coágulos (trombolíticos) podem agir com mais rapidez e eficiência. Estas novas drogas incluem estreptoquinase, uroquinase e ativador de plasminogênio tecidual recombinante. A maior complicação deste tratamento é sangramento.
Quando ocorre qualquer tipo de lesão que gera extravasamento de sangue, logo se inicia a coagulação, que se baseia em mudanças físicas e químicas do sangue, com envolvimento de vários fatores. A coagulação ocorre graças a uma série de reações que acontece entre proteínas chamadas de fatores de coagulação.
A coagulação excessiva (trombofilia) ocorre quando o sangue coagula facilmente ou excessivamente. Distúrbios hereditários e adquiridos podem aumentar a coagulação do sangue. Os coágulos fazem os braços ou as pernas incharem. Os níveis séricos de proteínas que controlam a coagulação são medidos.
Sim, pode acontecer e não quer dizer doença. O sangue, quando fora dos vasos sanguíneos e em contato com outras substâncias (como superfície das seringas, catéteres e tubos de coleta) tem a chamada "cascata da coagulação" ativada, levando à formação de coágulos.
Você já deve ter ser perguntado por que o sangue humano é vermelho. A explicação é justamente pela presença da hemoglobina nas hemácias, que também são chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos.
Faz referência à cor clara da pele, sob a qual se destacavam as veias e artérias azuis – quase invisíveis na pele de mouros e judeus, constantemente expostos ao sol durante o trabalho. Teria tido origem na Europa Renascentista, onde o padrão estético da nobreza era o tom de pele mais claro, quase da cor de porcelana.
C e D, representam o sangue arterial, que é rico em oxigênio, por isso ele é mais vermelho e é representado por esta cor. A e B, representam o sangue venoso, que é pobre em oxigênio e é representado pela cor azul. E F é o septo.
Resposta : A cor azul representante sangue pobre em oxigênio, e são transportado por veias até o coração enquanto a cor vermelha representante o sangue rico em oxigênio e em saída do coração.
O azul mostra o fluxo sanguíneo e suas características do sangue venoso, enquanto o vermelho retrata o sangue arterial, quando realizado o Doppler colorido!
A codificação da frequência média do fluxo é traduzida em duas cores dominantes (vermelho para as correntes que se aproximam da sonda e azul para as que se afastam), e as tonalidades diferentes representam velocidades diferentes. ...