substantivo feminino plural Análise ou opinião fundamentada sobre algo ou alguém que é objeto dessa análise: juiz apresentou suas considerações sobre o processo. Pensamento ou reflexão feita após uma análise muito profunda: apresento minhas considerações sobre a pesquisa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS (este tópico deve ser numerado por 5) Esta é a parte final da pesquisa. Para Cervo, Bervian e da Silva (2007), nesta seção, o autor deverá realizar uma síntese dos elementos constantes no texto do trabalho, unindo ideias e fechando as questões apresentadas na introdução do trabalho.
No universo acadêmico, é o título da última parte de um artigo ou tese, quando o pesquisador expõe suas últimas análises sobre o que foi dissertado. Levar em consideração é uma expressão utilizada quando se quer dizer que alguma coisa foi levada em conta, foi pensada antes de tomar determinada atitude ou decisão.
Permite a invenção de exercícios que envolva a solução de problemas comunicativos, problemas que exigem referência, além da simplesmente linguística, que demanda habilidades linguísticas somente a tal ponto que eles sejam uma característica de habilidades comunicativas.
Dicas para fazer uma boa conclusão
O tamanho ideal desse parágrafo é de 6 linhas.
As considerações finais do trabalho de conclusão de curso servem também para demonstrar ao seu pesquisador que se atingiram os seus objetivos fazendo a pesquisa. Não é muito comum usar citação ABNT nesta parte do trabalho. No caso, é importante demonstrar que a investigação atingiu os resultados ou não.
Como elaborar as considerações finais do TCC
Considerações finais Na conclusão, a ideia é avaliar os resultados da pesquisa e verificar se os objetivos foram alcançados. Recomenda-se retomar pontos apresentados na introdução do trabalho, até mesmo como forma de tornar o texto mais acessível para o leitor.
4 CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS (Recomendações) Deve constar da conclusão uma recapitulação sintetizada dos capítulos e a autocrítica, onde você fará um balanço dos resultados obtidos pela pesquisa. Andrade (1995) ressalta que a conclusão deve ser “breve, exata e convincente”.
é um texto breve que antecede uma obra escrita, e que serve para apresentá-lo ao leitor, é o prefácio da obra. Quando se refere a trabalhos escolares, a introdução tem a função de apresentar resumidamente ao leitor o tema que será desenvolvido e de que forma será apresentado ao longo do trabalho.
Evidenciar o período de abrangência da pesquisa, incluindo informações sobre a natureza e a importância do tema; b) Indicar os objetivos, a finalidade e a justificativa do trabalho; c) Destacar os tópicos principais do texto, dando o roteiro ou a ordem de exposição, exceto os resultados obtidos.
Objetivos (colocar subtítulo em negrito e sem numeração) Os objetivos do estudo devem ser formulados de forma clara e precisa, com verbos no infinitivo. É importante que o significado do verbo não seja ambíguo ou passível de diferentes interpretações.
Citação Direta
O que escrever na metodologia
Trabalhos acadêmicos: como fazer uma boa introdução?