7 lições que aprendi com o XADREZ
Além de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, o xadrez no contexto escolar auxilia o aluno no exercício da paciência, tolerância, autocontrole e perseverança. Por meio do xadrez também é possível trabalhar questões relacionadas a valores éticos e morais, como saber “ganhar ou perder”.
Como Ficar Bom No Xadrez
Ter um objetivo em mente: O estudo de Xadrez é dividido, normalmente, em cinco partes: 1) Análise de partidas, 2) Combinações, 3) Aberturas, 4) Estratégia (ou meio jogo, se assim preferir) e 5) Finais. Hoje em dia temos acessibilidade a diversos livros, PDF e E-books que falam especificamente sobre cada parte.
Quais os benefícios de jogar xadrez para a aprendizagem?
O cavalo é uma peça menor do xadrez ocidental de um valor aproximado de três peões. Tem um movimento assemelhado a um "L" e, diferente das outras peças, pode pular as peças intervenientes. Captura tomando a casa ocupada pela peça adversária, sendo sempre no final do L.
O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.
No xadrez o movimento o cavalo é sempre em L (letra ele), ou seja, duas casas num sentido (vertical ou horizontal) e uma casa no outro sentido (horizontal ou vertical). Na figura ao lado estão postos dois cavalos, sendo que cada uma das setas indica um dos possíveis movimentos dos cavalos.
Valor padrão
Posição inicial do tabuleiro Page 2 O tabuleiro é dividido em: verticais (colunas), horizontais (linhas) e diagonais. Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.
Cada peça se movimenta de maneira diferente:
Todas as peças, menos o Peão, atacam as casas em que podem se locomover, e qualquer peça inimiga que esteja no caminho podem ser capturada. O jogador que efetua uma jogada assim ganha uma peça do seu adversário. Em todos os casos a peça capturada deve ser retirada do tabuleiro e a peça que captura ocupa o seu lugar.