Melanoma: o tipo mais comum em adultos Ele se desenvolve a partir do pigmento produzido pelos melanócitos, que são as células pigmentadas do nosso corpo. Quando se desenvolve dentro do globo ocular, geralmente ocorre na úvea, e por isso esses tumores são denominados de melanoma uveal.
Os cânceres podem ser causados por alterações no DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Algumas pessoas com câncer têm alterações no DNA que herdaram de um pai o que aumenta o risco para a doença.
Os tumores que se desenvolvem nos olhos são denominados cânceres intraoculares. Nos adultos, os cânceres intraoculares mais comuns são: Melanoma, é o foco de nossas informações sobre câncer de olho.
Doenças hereditárias. As pessoas que têm a síndrome do nevo displásico, ou seja, verrugas irregulares na pele têm um risco aumentado de melanoma de pele, também pode aumentar o risco de desenvolver melanoma de olho.
Nevus são pequenos tumores benignos, que geralmente conhecemos como “pintas”. Estas pintas podem estar na conjuntiva, que é a membrana que cobre a parte branca dos olhos. Estas pintas são congênitas (desde que o paciente nasce), mas as vezes só aparecem depois de alguns anos, quando a pinta fica maior e mais escura.
Tendência à dominação, além de muita atividade mental. Sorte na vida, graças ao seu talento. Sinais nos dedos representam a notável execução de classe e elegância nos movimentos. Revelam também a entrega total à paixão.
Pintas, sinais ou nevos são manchas marrons na pele. Eles surgem desde a infância, e podem aumentar com a idade, genética e exposição solar ao longo da nossa vida. Muitas vezes, essas manchas não representam perigos ou riscos à saúde, mas há casos em que é preciso atenção.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
As características observadas são:
Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.
Pintas normais Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparecem durante a infância ou na adolescência. Novas pintas que aparecem na vida adulta devem ser examinadas por um médico. Uma pinta, após se desenvolver, permanece, normalmente, do mesmo tamanho, forma e cor durante anos.