A cena de assalto do trem foi filmada na Califórnia, ao longo de três semanas. Uma cena de briga entre os personagens de Johnson e de Diesel foi considerada difícil coreografar. Os personagens foram escritos para serem igualmente formidáveis.
Três unidades trabalharam separadamente. O elenco principal viajou para o Rio de Janeiro a mando de Lin. Diesel também concordou que cenas-chaves tinham que ser filmadas no Brasil.
Em Velozes e Furiosos 7, a cena final do personagem Brian foi criada utilizando o rosto de Paul Walker inserido digitalmente no corpo de dublês, alguns deles os irmãos do ator – Cody e Caleb. O mesmo processo que criou a emocionante despedida de Brian em F7 pode se repetir em F10.
O que levou a produção de Velozes e Furiosos 5, gravar em Porto Rico grande parte do filme e não no Brasil, foi o custo, que eram bem diferentes em cada país, no caso, o país caribenho (Porto Rico) tinha mais vantagens, pois há um pacote de incentivos fiscais imbatível.
A Universal pretende transformar a série de corridas de rua em uma série de assaltos com perseguições de carros. Velozes e Furiosos 5 é considerado a transição para este novo tema.
O filme foi elogiado pelos críticos, que gostaram da combinação de comédia e "seqüências de ação que brincam à toa com as leis da física", alguns rotularam o filme como o melhor da série. Johnson foi escolhido por sua atuação, os críticos o chamando de "a melhor coisa, de longe, no Velozes e Furisos 5" e comentando que as cenas compartilhadas por Johnson e Diesel eram frequentemente os "melhores momentos". Apesar da resposta positiva, muitos criticaram o tempo de execução do filme, considerando-o por muito tempo, e outros criticaram o tratamento das mulheres, afirmando que "[as mulheres] gozam de forma notável na nádega. Outras têm nomes próprios". Os críticos sul-americanos criticaram a interpretação do filme do Rio de Janeiro como um refúgio para o tráfico de drogas e a corrupção, classificando-o como um "estereótipo".
O ator norte-americano Paul Walker morreu no dia 30 de novembro após um acidente de carro na região norte de Los Angeles, nos EUA, no dia 30 de novembro de 2013. Ele estava no banco do passageiro de um Porsche quando o veículo se chocou contra uma árvore e um poste e explodiu.
Lin queria explorar os elementos da "liberdade e da família" no filme e colaborou com Morgan para essa ideia, tendo ambos trabalhados juntos em filmes anteriores da franquia. Morgan trabalhou com Diesel para produzir um arco de história que iria continuar a explorar e desenvolver o caráter do personagem de Diesel. Uma idéia que envolve um grande cofre havia sido concebido por Morgan durante a produção de Fast & Furious, porém o filme recebeu uma nova história, e a ideia não se encaixou em nenhum momento dela, não funcionando como Morgan havia imaginado. Mais tarde, ele incorporou a ideia em Velozes e Furiosos 5.
Em fevereiro de 2010, foi confirmado que um novo filme conhecido como Fast Five, da franquia Velozes e Furiosos, estaria entrando em produção, e que estava sendo planejando também, um sexto filme. Também foi confirmado que Vin Diesel, Walker, o escritor Chris Morgan e o produtor Neal Moritz, tinham retornado para desenvolver a nova sequência. Moritz disse que, após o sucesso do filme de 2009, que tinha retornado atores do filme original, a produção quis trazê-los de volta novamente para o próximo. Diesel sentiu que a história entre os personagens interpretados por ele próprio e Walker deveriam continuar, prevendo-se como três capítulos. Diesel também queria trazer de volta uma variedade de personagens que tinha aparecido em filmes anteriores sem interagir.
A Universal Pictures anunciou esta semana o início das filmagens de Velozes e furiosos 2, continuação do sucesso do ano passado que o Hessel detestou, mas o Forlani achou legal. As câmeras, dirigidas por John Singleton (Shaft), estão atualmente rodando em Miami, Florida. O roteiro é de Michael Brandt e Derek Haas.
Velozes e Furiosos 5 alcançou sucesso financeiro, quebrando recordes de bilheteria para o fim de semana de maior bilheteria de abril e o segundo maior fim de semana de abertura da primavera. Superou Velozes e Furiosos (2009) para se tornar o filme de maior bilheteria da franquia e ultrapassou o filme Rio para se tornar o filme de maior bilheteria de 2011, mantendo este título por quinze dias antes de ser substituído por Piratas do Caribe: On Stranger Tides. Velozes e Furiosos 5 arrecadou mais de 625 milhões de dólares em todo o mundo, tornando-se o número 55 na lista mundial de filmes de maior bilheteria, em dólares não ajustados.
Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (originalmente Fast Five) é um filme de ação de 2011 escrito por Chris Morgan e dirigido por Justin Lin.É a quinta edição da série de filmes Velozes e Furiosos, sendo o segundo filme da segunda trilogia. Foi lançado primeiro na Austrália em 20 de abril de 2011, e depois nos Estados Unidos em 29 de abril de 2011. Velozes e Furiosos 5: Operação Rio segue Dominic Toretto (Vin Diesel), Brian O'Conner (Paul Walker) e Mia Toretto (Jordana Brewster) como eles planejam um assalto para roubar 100 milhões de dólares do empresário corrupto Hernan Reyes (Joaquim de Almeida) enquanto são perseguidos por um agente do Serviço de Segurança Diplomático (DSS) dos EUA, Luke Hobbs (Dwayne Johnson).
Vin Diesel continua sendo um atrativo para os fãs que amam o gênero de ação, estrelando filmes como Bloodshot e a franquia Velozes e Furiosos. Mesmo que você não seja um fã de sua atuação, sua presença e voz trazem um certo elemento para um filme.
Ao desenvolver o filme, a Universal Studios deliberadamente se afastou do tema das corridas de rua, predominante nos filmes anteriores da série, para transformar a franquia em uma série de ação de assalto envolvendo carros. Ao fazer isso, eles esperavam atrair um público mais amplo que, de outra forma, poderia ser adiado por uma forte ênfase na cultura de automóveis e carros. Velozes e Furiosos 5 é considerado o filme de transição da série, apresentando apenas uma corrida de carros e dando mais atenção a peças de ação, como lutas de armas, brigas e o roubo de 100 milhões de dólares. A produção montou uma campanha de marketing abrangente, comercializando o filme através de mídias sociais, jogos virtuais, cadeias de cinema, fabricantes de automóveis e nas corridas da NASCAR.
A exata última cena de Velozes e Furiosos 7, para quem não se lembra, coloca Dominic e Brian na estrada, dirigindo juntos ao som da música “See You Again”, composta por Wiz Khalifa e Charlie Puth exclusivamente para honrar Paul Walker. “Essa cena pode ser o melhor momento na história do cinema”, disparou Diesel.
Espera-se que as filmagens ocorram em Los Angeles, Edimburgo e Londres, e também ocorreu na Tailândia pela primeira vez, com Krabi, Ko Pha Ngan e Phuket como locais. Parte do filme também foi filmada em Tbilisi, na Geórgia. a produção encerrou em 11 de novembro do mesmo ano.
Em qual favela do Rio de Janeiro foi gravado o filme Velozes e Furiosos 5? Uma perseguição a pé em que a Diesel, Brewster e Walker são perseguidos pelos telhados de favelas por Johnson e sua equipe, foi filmado ao longo de uma semana em uma pequena favela, chamada Naranjito, em Porto Rico.
Com um orçamento de 125 milhões de dólares, as filmagens tinham sido programadas para julho e agosto de 2010. Porém, demorou mais tempo que o previsto. O filme ainda estava sendo filmado no início de novembro de 2010.
O filme de hoje na Temperatura Máxima é Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio, estrelado por Vin Diesel (Guardiões da Galáxia), Paul Walker (No Rastro da Bala), Dwayne Johnson (Jumanji: Bem-Vindo À Selva), Jordana Brewster (O Massacre da Serra Elétrica – O Início), Gal Gadot (Mulher-Maravilha), Tyrese Gibson ( …