O pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio (H3O+); a pO2 é a quantidade de moléculas de oxigênio dissolvidas no sangue e a pCO2 é a quantidade de moléculas de gás carbônico dissolvidas no sangue, estas duas últimas expressas na forma de pressão parcial.
O PO2 baixo (hipoxemia) pode ser associado a baixo O₂ inspirado e hipoventilação alveolar e o PO2 alto (hiperoxemia) está associado a terapia excessiva.
Caso o objetivo seja ELIMINAR (LAVAR) CO2, deve-se ajustar os parâmetros de modo a elevar o volume minuto (VE), que é obtido pelo produto da FR pelo volume corrente (VC). Quanto maior a mobilização de ar por minuto, mais intensa será a eliminação de CO2.
Para corrigir a auto-PEEP, as seguintes medidas são recomendadas: Reduzir o volume-minuto e aumentar o tempo expiratório: essa é uma situação em que reduzir o volume-minuto pode ser necessário e, portanto, aceita-se uma hipercapnia permissiva até que o problema esteja resolvido (desde que o pH não caia abaixo de 7,20).
Hipóxia é a diminuição da oferta de oxigênio aos tecidos. Sinais e sintomas: Os sintomas mais comumente observados são: Dores de cabeça, falta de ar, náuseas, fadiga, respiração rápida, reflexos pobres, cianose, fadiga mental, deficiência de visão, tonturas e convulsões.
A hipoxemia pode ser de difícil reconhecimento clínico mas pode ser diagnosticada medindo-se a pressão parcial de oxi- gênio no sangue arterial (PaO2) e/ou a saturação de oxigênio no sangue arterial (SaO2), calculando-se o CaO2.
Basta você dividir o valor obtido da PaO2 na gasometria e dividir pela FiO2 que o paciente estava no momento da coleta da gasometria.
Com base nessa definição, a SDRA é classificada como leve (relação pressão parcial de oxigênio arterial com a fração inspirada de oxigênio [PaO2/FiO2] de 200=300mmHg), moderada (PaO/FiO 100-=200mmHg) ou grave (PaO/FiO =100mmHg).
A PaO2 normal (ou pO2) é de 80 a 100 mmHg ao nível do mar. A pO2 diminui no idoso; o valor de indivíduos de 60 a 80 anos de idade varia de 60 a 80 mmHg. Refere-se à quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina. A saturação normal de hemoglobina varia de 93 a 99%.
Oximetria de pulso (não invasiva) Esta é a forma mais utilizada para medir a saturação de oxigênio, pois é uma técnica não invasiva que mede a quantidade de oxigênio através de um pequeno aparelho, chamado de oxímetro de pulso, que é colocado em contato com a pele, geralmente na ponta do dedo.
Tabela de Comparação dos Melhores Oxímetros