A disciplina de patologia radiológica é essencial para a formação do tecnólogo em radiologia. Isso implica reconhecer o normal e o patológico, permitindo obter exames com técnica apurada e maior resolutividade diagnóstica.
O estudo da patologia está dividido entre Patologia Geral e Patologia Sistêmica. A Patologia Geral trata das reações das células e tecidos aos eventos nocivos, que, na maioria das vezes, não são específicas para um determinado tecido. Já a Patologia Sistêmica estuda as doenças específicas de cada órgão.
Este campo é estado relacionado com os vários aspectos diferentes da doença que afectam o sangue, incluindo desordens do sangramento, problemas de coagulação, e anemia, por exemplo.
Já as "doenças reemergentes" indicam mudança no comportamento epidemiológico de doenças já conhecidas, que haviam sido controladas, mas que voltaram a representar ameaça à saúde humana. Inclui-se aí a introdução de agentes já conhecidos em novas populações de hospedeiros suscetíveis.
Significado de Síndrome substantivo feminino Reunião dos sintomas próprios de uma doença que não apresenta uma causa determinada: síndrome infecciosa, hemorrágica, tóxica. [Por Extensão] Ligação de uma situação desvantajosa à causa de insegurança e medo: síndrome da insegurança econômica.
Para elucidar a principal diferença entre os profissionais, comparamos a cabeça a um computador, em que o psiquiatra trabalha a lógica do sistema (software), enquanto o neurologista acompanha “falhas da mecânica”, ou seja, a parte física (hardware).
O médico psiquiatra é um especialista em saúde mental que tem por objetivo diagnosticar, tratar, prevenir e reabilitar diversos tipos de distúrbios mentais, como a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia, entre outras alterações mentais.
Doenças Neurológicas
Quais os sintomas de problemas neurológicos?
Conhecendo melhor as doenças degenerativas
As doenças neurodegenerativas são doenças incuráveis e debilitantes que têm como consequência a degeneração progressiva e/ou morte dos neurónios. Causam assim problemas de movimento (ataxias) ou de função mental (demências).
Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que afeta áreas específicas, como as responsáveis por memória, linguagem, cálculo e comportamento. Com o avanço da doença, as demais funções cerebrais começam a parar o seu funcionamento e posteriormente a morrer.
A doença degenerativa da coluna é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da mesma e está associada a síndromes clínicas como doença degenerativa discal, discogênica, osteoartrite facetária, entre outras.