Resposta. Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal. - Defendiam a implantação da República. - Queriam liberdade comercial no mercado interno e também no comércio exterior.
Surgiu na Bahia, em 1798, um movimento social denominado A Revolta dos Alfaiates (Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana), que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal. ... No dia 25 de agosto do mesmo ano todos os envolvidos na conspiração foram presos.
Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma conspiração de natureza separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, Estado do Brasil, entre outros motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789.
Os Inconfidentes O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.
Uma das mais conhecidas cidades mineiras, Ouro Preto foi o berço da Inconfidência Mineira. Antiga Vila Rica, a capital de Minas Gerais na época, a cidade conta com diversos prédios com arquitetura colonial.
O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira.
Os participantes da inconfidência mineira foram: Antonio Gonzaga, Alvarenga Peixoto,Claudio Manuel da Costa, o Coronel Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antonio de Oliveira Lopes, sargento mor Luiz Vaz de Toledo Piza.
Os nomes que aderiram a conspiração representando a categoria foram os soldados baianos Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas, que atuaram ativamente na divulgação da revolta. Já os líderes que exerciam a profissão de alfaiate eram Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.
-Estao representando como eles pertenciam a alta classe da sociedade; -Eram os conjurados baianos,pelo povo; ... Assim como os inconfidentes mineiros, os conjurados baianos defendiam a emancipação política do Brasil através do rompimento do pacto colonial.
-Sao mostrados a parecerem grande simbolo da revolta,como herois; -Estao representando como eles pertenciam a alta classe da sociedade; -Eram os conjurados baianos,pelo povo; ... Assim como os inconfidentes mineiros, os conjurados baianos defendiam a emancipação política do Brasil através do rompimento do pacto colonial.
O que podemos entender com o enunciado: “Heróis de Búzios”? (Estes líderes atuaram em uma causa que é reconhecida como importante e este movimento do qual participaram está associado a população negra do período colonial, que se identificava, por exemplo, por meio de referências culturais de matriz africana, como o ...
Resposta: Os líderes são mostrado s de uma forma a parecerem heróis, grande símbolos de uma revolta. -Eles pertencia a alta classe da sociedade e nisso é importante lembrar que conjurarão baiana fio um movimento bem elitista.
Entre os principais líderes do movimento destacaram-se os soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas e os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus Nascimento. Os quatro conjurados eram negros e pardos, e foram condenados à forca.
Resposta: era originária da população (pobres e uma pequena classe média)... ela era separatista, queria proclamar a república, libertar todo mundo e acabar com a escravidão. ... Os principais líderes da Conjuração Baiana eram Luís Gonzaga das Virgens e Cipriano Barata.