Teoria criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa.
(F) – A teoria da Tectônica de Placas está diretamente associada à Deriva Continental, pois é a movimentação das placas litosféricas que originam os movimentos das massas continentais.
Os supercontinentes. Os supercontinentes se formam quando os continentes se juntam: um processo que acontece em ciclos que duram várias centenas de milhões de anos. Os atuais continentes do planeta Terra estão em rota de colisão para no futuro distante, cerca de 250 milhões de anos, formarem um novo supercontinente.
O Manto apresenta profundidades que vão dos 30 km abaixo da superfície da Terra até 2900 km, ocupando 80% do volume total do planeta. ... O Manto Terrestre é composto por silicatos de ferro e de magnésio. No Manto Interno o material é mais líquido devido ao fato de estar mais próximo ao Núcleo.
crosta