Um outro aspecto que devemos destacar é que capacidade e volume não são a mesma coisa. A capacidade é o máximo que pode ser produzido e o volume de produção é o que se produz atualmente.
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).
Para entender a capacidade produtiva máxima da sua indústria é simples. Basta dividir a capacidade disponível pelo potencial de saída. Por exemplo: caso sua indústria consiga fabricar 100 cadeiras por dia mas a produção de fato é de 75 cadeiras. Isso quer dizer que a empresa está utilizando 75% da capacidade produtiva.
Efetiva. Representa o nível de produção que a empresa efetivamente consegue ter. É baseada em cima da capacidade disponível, mas com uma provisão de perdas, faltas, paradas por manutenção e demais interrupções planejadas durante a produção.
Capacidade Efetiva - representa a capacidade disponível subtraindo as perdas planejadas (paradas de setup, manutenção preventiva, etc.); Capacidade Realizada - é obtida subtraindo da capacidade efetiva as perdas não planejadas.
O estudo de capacidade produtiva é essencial para gerenciar o fluxo operacional da sua empresa e tomar decisões mais assertivas. Sendo assim, ele serve para identificar a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa consegue produzir com os recursos disponíveis, em um determinado tempo.
Uma pessoa que ocupe um cargo operacional pode executar um vasto número de tarefas, dependendo da sua área de atuação. Normalmente, são tarefas técnicas, as operações mais práticas dentro de uma empresa, como por exemplo, a produção de bens.
( ) A capacidade em nível ótimo significa que os recursos são empregados por completo, mas não em excesso. ( ) A capacidade em nível ótimo representa o limite de disponibilidade do serviço. ( ) Em alguns casos, a utilização máxima da capacidade pode resultar em uma espera excessiva para os clientes.
A capacidade da produção diz respeito ao quanto ela consegue produzir, quantidade de produto produzida. A capacidade instalada é referente as condições de produção, quanto à estrutura, equipamentos, matéria-prima e etc. ... Passo que capacidade de produção é a capacidade instalada subtraida as perdas aparentes e fisicas.
Capacidade disponível ou de projeto: refere-se à capacidade máxima de um sistema produtivo numa jornada de trabalho sem considerar as perdas envolvidas.
De forma geral é possível definir a capacidade instalada como o nível de atividade produtiva dentro de uma indústria (ou outro local), sempre em relação ao potencial máximo de produção daquela fábrica. Esse métrica é apresentada em porcentagem e é usada para avaliar se a capacidade de produção está alta o suficiente.
Capacidade instalada pode ser traduzida como o limite da produção ou a capacidade máxima de produção de uma fábrica. É a quantidade de unidades de produto que as máquinas e equipamentos instalados são capazes de produzir.
Se a potência elétrica de um projeto de geração de energia corresponde a sua capacidade instalada, esta capacidade será o indicador de quanta energia o sistema pode entregar em um determinado momento, em condições ideais.
A Capacidade Instalada é sempre calculada pela multiplicação do número de leitos pelo total de dias do mês. Desta forma sabemos quantas diárias o estabelecimento pode ter por mês. Na AIH a forma de calcular o número de diárias é sempre o total de dias entre a data de internação e a data de saída.
O Brasil dispõe de um sistema gerador com capacidade instalada de mais de 150 GW, com predominância hidrelétrica. Essa predominância decorre da extensa superfície territorial do país, com muitos planaltos e rios caudalosos.
A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica).
A potência instalada é o nível de motorização da usina e, portanto, estabelece o limite superior para a quantidade de energia que pode ser gerada.
Para calcularmos a energia hidráulica utilizamos a seguinte formula: