A delegada responsável pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Ana Paula Cunha Carvalho, participou de uma live no Jornal Diário dos Campos, na manhã de sexta-feira (5), para falar sobre os crimes contra crianças e adolescentes.
Unidade Especializada da Polícia Civil do Paraná com atribuição para a apuração de crimes praticados por adultos contra crianças ou adolescentes. O DECRETO 7843/13, elenca o rol de atribuições do Nucria, os quais estão em consonância com os crimes de competência da vara criminal.
Nucria – Foz do Iguaçu Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes – atende situações em que a criança ou o adolescente é vítima de crimes ou encontra-se em situação de risco.
Para isso, basta acessar o link www.delegaciaeletronica.pr.gov.br, escolher o boletim que se adequa ao caso e preencher o formulário com um e-mail para cadastro. O boletim será enviado para o e-mail escolhido e a vítima pode imprimi-lo logo depois.
No caso de um evento com vítimas, é necessário acionar as autoridades imediatamente: Polícia Militar (190), Polícia Rodoviária Federal (191), SAMU (192) ou Bombeiros (193). Antes de se preocupar com os danos materiais, é claro que a prioridade são as pessoas envolvidas no acidente.
O cidadão pode registrar seu Boletim de Ocorrência (BO) pela internet, sem ter de comparecer a uma Delegacia da PCPR. Escolha uma das opções abaixo. Leia as orientações sobre o tipo de crime. Caso a sua situação se enquadre, registre o BO.
O registro da ocorrência pela web depende do preenchimento correto de um formulário disponível no site da Delegacia Eletrônica. Além de informações pessoais da vítima, são pedidos dados como local onde o crime aconteceu e características de um possível autor.
Mas o que é um crime digital? São todas as condutas previstas na lei como atos ilícitos em que haja uso de tecnologia, explica Solano de Camargo, doutor em Direito Internacional, com especialização em Direito Digital.
O crime cibernético é todo crime que é executado online ou principalmente online. Isso pode incluir desde os roubos de identidade e outras violações de segurança mencionadas acima a crimes do tipo "pornografia de vingança", "cyberstalking", assédio, bullying e até mesmo exploração sexual infantil.