RULA (Rapid Upperlimb assessment), é uma Análise Rápida dos Membros Superiores, é um método simples de levantamento de informações com fins na investigação ergonômica nos postos de trabalho que possuam potencial causador de desordens musculoesqueléticas.
métodos utilizados para avaliar os riscos ergonômicos são: Método RULA, Método OWAS, Método REBA e Método Strain Index.
Másculo e Vidal (2011), afirmam que a ferramenta OWAS é um método simples para análise da postura do trabalhador durante as realizações de atividades. Os resultados obtidos têm como base o posicionamento da coluna, braços e pernas, além de considerar, após, as cargas e esforços feitos durante a realização da atividade.
Levantamento e transporte manual de cargas: essa parte da regra propõe limites indicados e conselhos práticos para a organização ergonômica dessas tarefas, além de outras recomendações, considerando fatores como a natureza da tarefa, as características do objetos, o ambiente de trabalho e as características específicas ...
O RULA é um método rápido de análise postural, estático e dinâmico que foca mais em esforços repetitivos e força, ideal para ser aplicado em funcionários de escritório e atividades que requerem maior esforço de membros superiores.
Movimentos artísticos são correntes da arte em que um grupo de artistas compartilha das mesmas ideias, tanto esteticamente quanto ideologicamente, e se unem com objetivos comuns. De maneira geral, eles têm um tempo de duração, que pode variar de meses a décadas.
Um dos maiores exemplos da arte cinética está o pintor e escultor estadunidense Alexander Calder (1898-1976), muito conhecido por seus “Móbiles” (desenho em quatro dimensões), um tipo de escultura com peças que se movimentam, seja pela ação dos ventos ou por motores de energia.