Podemos classificar a doença em hanseníase paucibacilar, com poucos ou nenhum bacilo nos exames, ou multibacilar, com muitos bacilos. A forma multibacilar não tratada possui potencial de transmissão.
Tem cura e seus principais sintomas são lesões na pela e danos aos nervos. O diagnóstico da hanseníase deve ser clínico e epidemiológico. E os exames que não podem faltar são os dermatoneurológicos, responsáveis pela identificação de lesões na pela e de alterações na sensibilidade.
Não há exame de sangue confirmatório. O diagnósticos de Hanseníase é feito pelo exame clínico dermatológico e é auxiliado pela eletroneuromiografia (no caso de hanseniase com acometimento dos nervos) e pela análise no microscópio da biopsia de pele.
Pesquisa de BAAR - R$14,40 à vista - Labi Exames.
O escarro induzido apresentou, em comparação com o padrão áureo, sensibilidade de 57,5%, especificidade de 42,9%, valor preditivo positivo de 87,1%, valor preditivo negativo de 13% e acurácia de 55,6% (Tabela 5).
Orientações para Coleta de Escarro
Consiste na coleta de secreção do trato respiratório para realização de exame microbiológico a fim de auxiliar o diagnóstico etiológico de patologias respiratórias.
Teste de sangue para tuberculose O ensaio de liberação de interferon gama (interferon-gamma release assay, IGRA) é um exame de sangue que consegue detectar tuberculose. Para este exame, uma amostra de sangue é misturada com proteínas sintéticas semelhantes às produzidas pela bactéria da tuberculose.
Coleta da amostra: entregar ao paciente o frasco para coleta de amostra verificando se a tampa do pote fecha bem e se já está identificado; orientar ao paciente que ao despertar pela manhã, lavar bem a boca sem escovar os dentes, inspirar profundamente, prendendo a respiração por um instante e forçando a tosse escarrar ...
Para a adequada indução do escarro, os seguintes passos devem ser seguidos:
Se a demora para o envio ao laboratório for no máximo de sete dias, as amostras de escarro deverão ser mantidas refrigeradas entre 2ºC e 8ºC em geladeira exclusiva para armazenar material contaminado. Nunca colocar a requisição de exame juntamente com o pote dentro do isopor.
ORIENTAÇÕES PARA PESQUISA NO ESCARRO:
1. Fazer gargarejos com água e sal
ESTUDO ANATOMO-PATOLÓGICO: a presença de reação granulomatosa, com ou sem necrose caseosa, e ainda, a presença de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) fazem o diagnóstico de tuberculose.
O ensaio GeneXpert é composto de um cartucho plástico para o processamento das amostras líquidas, contendo tampões e reagentes liofilizados de PCR, uma máquina automática e um sistema de software, que analisa amostras respiratórias em 2 h. O método apresenta um limite de detecção em torno de 131 UFC/mL da amostra2,7.
Para realizar o teste primeiro é feita a preparação da amostra de escarro. A coleta deve ser feita com qualidade, – de 5 a 10 ml – sem saliva, sangue, resíduos de alimentos ou qualquer coisa que dificulte a análise.