A monitorização contínua é feita através de equipamentos automáticos ligados ao corpo do paciente e que são supervisionados por enfermeiras; a monitorização intermitente é realizada por enfermeiras usando equipamento manual e portátil.
POSICIONAMENTO DOS ELETRODOS Auxiliar o paciente a se posicionar na maca e solicitar que permaneça em decúbito dorsal; 2. Se houver necessidade, realizar a tricotomia dos locais onde serão colocados os eletrodos precordiais (peras ou eletrodos descartáveis) para garantir a qualidade do exame; 3.
A colocação do monitor cardíaco é bastante simples. Basta umedecer o sensor da cinta peitoral e garantir que ele esteja completamente em contato com a pele. O elástico deve ser ajustado para que a faixa fique firme no tórax, mas sem causar desconforto.
O frequencímetro, ou monitor cardíaco, serve para medir e controlar os batimentos cardíacos de uma pessoa durante a prática da atividade física.
A monitoração não invasiva (ECG, PNI, SaO2) é usada rotineiramente nas Unidades de Terapia Intensiva, constituindo um recurso de grande valor na avaliação contínua dos pacientes com isquemia miocárdica aguda, instabilidade elétrica do coração e insuficiência cardíaca congestiva.
Em 1973 foi formulado o Programa Nacional de Imunizações - PNI, por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que se caracterizavam, até então, pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura.
As ações relacionadas com a vacinação constituem dentre dos procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde como os que apresentam melhor custo benefício.
A hemoglobina é capaz de carregar 98-99% de todo oxigênio presente no sangue e pode ser visualizada através da saturação de oxigênio, medida pelo oximetro de pulso. O sensor do oximetro de pulso mais utilizado é colocado no dedo do paciente, existem outros modelos para serem colocados em orelha, pé e nariz .
Uma pessoa saudável, com oxigenação adequada do corpo, costuma ter uma saturação de oxigênio acima de 95%, no entanto, não é incomum que por condições leves, como gripes ou resfriados, a saturação não fique entre os 90 e os 95%, sem ser motivo de preocupação.