É a transformação que acontece na forma ou na estrutura de alguns animais. A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta.
A metamorfose acontece em alguns animais e é um processo de transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos. As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros.
A tomografia computadorizada é uma forma não-intrusiva de varredura do interior dos seres vivos e foi usada para obter imagens detalhadas de pequenos insetos. O equipamento conseguiu toda a transformação da larva até o momento da saída da crisálida, já como borboleta.
A joaninha passa por metamorfose completa como a borboleta. Portanto inicia no ovo que ao eclodir libera larvas ativas; a seguir se tornam pupas imóveis e por fim as joaninhas adultas com asas.
Quando o animal atingir a fase de pupa, depois de várias mudanças de pele, ele usará esses fios para construir o verdadeiro casulo. A larva fia em estado de total repouso por um período que vai de uma semana a um mês, dependendo da espécie, e os tecidos do seu corpo vão se modificando.
O casulo é feito de um material que parece uma seda que é construído por larvas, e lagartas. A vantagem que o casulo oferece é a proteção para que as borboletas coloque seus ovos e depois venha a se formar o Bicho de seda.
O fio que dá origem à seda é secretado pela larga de uma mariposa, que deposita seus ovos em folhas de árvore. A árvore mais usada para isso é a amoreira. ... O que forma o casulo, de onde surgirá o fio do tecido, é formado pela baba do bicho-da-seda.
Na América do Sul, dentro de uma extensa região que compreende o noroeste da Amazônia, vivem algumas espécies de bichos-da-seda em estado selvagem.