Define-se um conjunto de risco aceitável e uma medida de risco para avaliar se o risco de uma determinada posição pertence ou não ao conjunto de risco aceitável. ... Como demonstram os resultados, a análise do valor-em-risco gera uma série de informações que podem ser úteis para os tomadores de decisão.
Medidas de Associação. comparado com outro). estima a magnitude da associação entre exposição e doença; ... é definido como a razão entre a incidência da doença no grupo dos expostos (Ie) e a incidência da doença no grupo dos não expostos (Io).
Resultados: O risco relativo (RR) é uma medida da força da associação entre um fator de risco e o desfecho em um estudo epidemiológico. É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. É usualmente utilizado em estudos de coorte.
O risco relativo (RR) e a razão de prevalência (RP) são medidas de associação que visam mensurar a relação de um desfecho binário e variáveis de exposição em estudos com delineamento coorte e transversal, respectivamente.
O denominador é a chance no grupo controle ou placebo = Odds Ratio (OR). Então, se o desfecho for o mesmo em ambos os grupos, a razão será 1, o que implica que não existe diferença entre os dois grupos de estudo.
A competência absoluta é assim chamada, pois ela não é passível de sofrer prorrogação, por se tratar de interesse público. Já a competência relativa, ao contrário é passível de prorrogação e modificação, por se tratar de interesse privado, inter partes.
RISCO ABSOLUTO - o chamado Risco Absoluto, nada mais é que a ocorrência de um fenômeno na população, isto é, o coeficiente incidência de determinado fenômeno em determinada população.