Função. Os músculos lumbricais movimentam do segundo ao quinto dedo. A sua contração leva à flexão da articulação metacarpofalangiana (MCF) e extensão tanto da articulação interfalangiana proximal (IFP) quanto interfalangiana distal (IFD).
A musculatura tenar consiste de quatro músculos, denominados abdutor curto do polegar, adutor do polegar, flexor curto do polegar e oponente do polegar. Localizados no lado radial da palma da mão, juntos eles formam a “bola” do polegar, conhecida como eminência tenar.
Por incrível que pareça, os dedos da mão humana não possuem músculos. Ou melhor, os dedos possuem pequenos músculos que estão conectados aos pelos daquela região, deixando-os em pé durante um arrepio, por exemplo.
As origens dos músculos lumbricais estão localizadas na porção distal do músculo quadrado plantar. Em comparação os músculos interósseos plantares e dorsais encontram-se mais acima.
Os músculos do pé podem ser chamados de músculos intrínsecos do pé ou ainda curtos do pé. Estes se encontram no dorso e planta do pé. No dorso só existem dois músculos intrínsecos, o extensor curto dos dedos e o extensor curto do hálux. Todos os outros são plantares e são encontrados em camadas.
pes anserinus) é um conjunto de tendões de músculos da coxa que se inserem proximalmente na tíbia. Localiza-se na extremidade proximal desse osso, na região anteromedial da perna. É formada pelos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo, que participam da rotação medial, ou interna do joelho.
Os músculos plantares centrais atuam nos quatro dedos laterais. São eles os músculos flexor curto dos dedos e quadrado plantar, quatro músculos lumbricais do pé, três músculos interósseos plantares e quatro músculos interósseos dorsais.
Extensão (flexão plantar):
Dorsiflexão: é um movimento de aproximação do dorso do pé e da parte anterior da perna. Os músculos que contribuem para a realização desse movimento são o tibial anterior, o extensor longo dos dedos e o fibular terceiro.
O músculo tríceps (tricípite) sural possui 3 cabeças e é composto por dois músculos: o músculo sóleo (solear) e o músculo gastrocnêmio (gastrocnémio) o qual possui uma cabeça lateral e outra medial.
O músculo tríceps braquial ou tricípete braquial é um largo músculo esquelético de três cabeças encontrado em humanos. Ele corre na superfície posterior do braço.
Inicialmente segura coma mão na ponta do pé, mesmo se tiver dificuldades, e realiza a extensão total da perna. Afim de realizar a maior amplitude. Com a mão contrária esta pode auxiliar na extensão do joelho, forçando para baixo. Duração de 8 a 10 segundos, com 3 repetições de cada membro.
2- Excesso de treino Treinar os braços todos os dias não é legal. Os músculos precisam de descanso para crescer de verdade, e estimular um músculo ou grupo muscular é não deixá-lo descansar.