A ligação covalente dativa é um compartilhamento de pares de elétrons, em que estes são provenientes de um único átomo. ... Agora veremos um tipo especial de ligação covalente, a ligação covalente dativa, também chamada de ligação covalente coordenada.
Resposta: Ligação covalente dativa, também conhecida como ligação semipolar, ligação covalente coordenada, ou simplesmente como ligação dativa ou coordenada, é descrita como uma ligação covalente entre dois átomos, na qual os dois elétrons compartilhados provêm do mesmo átomo.
Como o cloro possui 6 elétrons na camada de valência, então, possui três pares de elétrons não ligantes e pode realizar até 3 ligações covalentes dativas.
O trióxido de enxofre é uma molécula formada por ligações duplas covalente entre átomos de S e O, cuja fórmula molecular é SO3. ... É conhecido também como anidrido sulfúrico ou óxido sulfúrico, e o átomo de enxofre apresenta estado de oxidação +6 e uma carga formal +3.
O exemplo clássico desta ligação é o dióxido de enxofre (SO2). Nesse caso o enxofre estabelece uma dupla ligação com um dos oxigênios , atingindo a estabilidade eletrônica . A seguir o enxofre compartilha um par de seus elétrons com o outro oxigênio , através de uma ligação dativa ou coordenada.
Características. A ligação metálica é a que se estabelece entre os metais. Os átomos metálicos possuem baixa eletronegatividade, e grande tendência a perderem elétrons da última camada, transformando-se em cátions.
Conheça as principais ligas metálicas utilizadas na indústria
Ligas de Alumínio
Resposta. Os metais puros geralmente não apresentam todas as características necessárias para serem aplicados na fabricação de produtos utilizados na sociedade. Por isso, surgiram as ligas metálicas, que são misturas de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância simples por meio de aquecimento.