A inflação se caracteriza de forma objetiva como o aumento dos preços de bens e serviços, isto é, implica na diminuição do poder de compra da moeda. Neste cenário, a inflação provoca incertezas na economia, desestimula investimentos e prejudica o crescimento econômico. ...
De forma resumida, a inflação indica o aumento generalizado ou contínuo dos preços de uma série de categorias de bens e serviços importantes no dia a dia das pessoas. ... Esse aumento nos preços não é uniforme – dentro de cada categoria alguns itens podem sofrer aumentos maiores e outros, nenhum.
Os economistas costumam afirmar que há quatro tipos de inflação, que são definidas pelas suas diferentes causas. Inflação de demanda – ocorre quando a demanda (procura) por bens e serviços é superior a quantidade ofertada dos mesmos. ... Inflação de custos – também conhecida como inflação de oferta.
A maior hiperinflação da história foi registrada na Hungria, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando sua moeda era o pengő. À época, o país registrou uma taxa de inflação mensal de , ou 207% ao dia. Assim, os preços duplicavam a cada 15 horas.
A inflação fechou 2020 com alta de 4,52%, a maior desde 2016 (6,29%), segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (12) pelo IBGE.
A Venezuela, atolada na pior crise de sua história moderna e passando pelo sétimo ano consecutivo de recessão, fechou 2019 com inflação de 9.
Resposta. 1 - Ter uma inflação anual de 1.
Por que existem tantos índices de inflação? Há vários índices que mostram o quanto os preços sobem ou descem em determinados períodos. Cada índice aponta uma inflação “diferente”: isso acontece porque a alta de preços não atinge todo mundo da mesma forma.