Olá. Se doença hepática já é considerada crônica, então há alterações irreversíveis. Contudo, de acordo com a causa desta hepatopatia, pode-se evitar a progressão da doença.
Doença hepática crónica (DHC) é qualquer forma de doença hepática avançada, em que o fígado foi exposto, de forma continuada, a uma ou várias formas de agressão.
A hepatite crônica define-se como uma inflamação do fígado que se prolonga durante, pelo menos, seis meses. As causas comuns incluem os vírus da hepatite B e C e determinados medicamentos.
A hepatite crônica é uma inflamação do fígado que dura por mais de 6 meses e que, geralmente, é causada pelo vírus da hepatite B, um tipo de vírus que pode ser transmitido pelo contato direto com sangue ou outras secreções de uma pessoa infectada.
Há duas variedades de hepatite que conhecemos: a aguda – que dura menos de 6 meses e a crônica – que dura mais de 6 meses. O tipo agudo da doença é o mais comum e tem como causas as hepatites A, B, C, D e E, além de outras doenças virais, infecções por ameba ou bacteriana, medicamentos e drogas.
Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D (Delta) e E. As dos tipos A e E só se manifestam de forma aguda, e o paciente elimina o vírus do organismo depois da crise. Mas os tipos B, C e D podem se tornar crônicos e pedem mais atenção dos órgãos de saúde no mundo.
O diagnóstico da hepatite pode ser feito através da observação do paciente e pela confirmação diagnóstica por meio de exames sorológicos de sangue. Confira uma lista mais completa dos sintomas da hepatite A, hepatite B ou hepatite C.
O diagnóstico da hepatite C é realizado por meiodo exame anti-HCV e confirmado por biologia molecular (HCV-RNA quantitativo). Os exames estão disponíveis no SUS. Conforme a Portaria GAB/SVS nº 25/2015, o diagnostico da hepatite C é feito com um teste capaz de detectar a presença do anticorpo contra o HCV (anti-HCV).
Hepatite B – Anticorpos Anti-HBs - R$22,50 à vista - Labi Exames.
HEPATITE B ANTIG. Não é necessário jejum. Recomenda-se suspender o uso de Biotina ou complexos vitamínicos com Biotina. 72 horas antes da coleta.
Mesmo quando não há necessidade de jejum de 12 horas,frequentemente,recomenda-se 4 horas sem alimentação. Objetivamente,esses exame não necessitam de jejum para serem realizados.
O exame VDRL é feito através de um simples exame ao sangue, em que é recolhida uma pequena amostra de sangue que é analisada em laboratório. Para realizar o exame não é necessário jejum, apesar de alguns médicos ou laboratórios indicarem a realização de jejum de pelo menos 4 horas para realizar o exame.
O diagnóstico da toxoplasmose é geralmente sorológico pelo encontro de IgM, embora outros testes podem ser úteis. O diagnóstico de toxoplasmose congênita durante a gestação é feito por reação em cadeia da polimerase no líquido amniótico. Tomografia é exame fundamental na neurotoxoplasmose de pacientes com Aids.