CATÓLICA
Resposta: Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Pelo simples fato de nessa região suas culturas estarem mais conservadas.As populações indígenas originais do Brasil antes do período colonial se espalhavam por todo o território do país,se concentrando principalmente no sul,sudeste e centro-oeste,tendo também uma boa população no norte e nordeste,mas a maioria dessas ...
“A região Norte é uma das cinco regiões político administrativas do Brasil, tem importância relevante, pois abriga a maior biodiversidade do mundo. ... A floresta amazônica encontra-se na região Norte, rica em vários recursos naturais.
A região Norte do Brasil é a menos povoada porque está muito distante dos centros que ocorreram os processo de industrialização do país, que são identificados como Sudeste, especificamente as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na Região Norte, localiza-se a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo; o rio Amazonas, o maior rio do mundo em extensão; a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo; e Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, com 2.
A regionalização do país é um tema de fundamental importância nos estudos geográficos, pois possibilita a análise dos aspectos sociais, físicos e econômicos. ... Inicie a aula perguntando quantas regiões possui o Brasil e, em seguida, elucide sobre os critérios adotados nesse processo regionalização.
A Região Concentrada caracteriza-se pela densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações. O seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional.
“Região concentrada é a área onde os acréscimos de ciência e tecnologia ao território se verificam de modo contínuo. Expressão mais intensa do meio técnico-científico-informacional, essa região tem como polo as metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro.
São características da Região Concentrada a presença de grandes quantidades de sedes de empresas e universidades e de uma infraestrutura de comunicações que integra a região à economia globalizada.
A Região Concentrada é formada por Sudeste e Sul do país e abriga uma parte muito grande da população brasileira. É o local com a melhor infraestrutura do país em quesitos como transporte, serviços, tecnologia, imprensa e comunicação.
Essa outra proposta de regionalização tem como critérios os aspectos naturais e, principalmente, os socioeconômicos, são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil. Essa divisão estabelece três regiões geoeconômicas – a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
De acordo com a divisão regional estabelecida em 1945, o Brasil passou a ter sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.
De acordo com a divisão regional brasileira estabelecida pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui cinco Regiões: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. ... Centro-Oeste – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
(é interessante comentar que exitem várias divisões, porém as principais e mais difundidas são do IBGE, Complexos Regionais, “Três Brasis”, “Quatro Brasis”). Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização.