O que foi o Plano Collor 2? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O Plano Collor reduziu a inflação apenas no primeiro mês, mas depois ela voltou a ficar descontrolada. Então foi lançado o Plano Collor II, que aumentou o número de congelamentos, aumentou as tarifas públicas para energia, correios e transporte ferroviário e criou a taxa referencial (TR), para substituir o overnight.
Quem lançou o Plano Collor 2?
Planos de estabilização da inflação Os dois primeiros, Plano Collor I e II, foram encabeçados pela ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello. Em maio de 1991, Zélia foi substituída por Marcílio Marques Moreira, que instituiu um plano epônimo, o Plano Marcílio.
O que foi o Plano Cruzado 1 e 2?
O Plano Cruzado foi um plano de estabilização econômica ocorrida durante o governo de José Sarney (1985 - 1990) com o controle da inflação como objetivo principal. Aconteceu em duas versões: o Plano Cruzado I e o Plano Cruzado II. ... A inflação não é controlada, voltando a aumentar de forma acentuada no ano seguinte.
O que foi o Plano Cruzado Novo?
Plano de estabilização econômica anunciado em 28 de fevereiro de 1986, no governo do presidente José Sarney (1985-1990). Inicialmente bem-sucedido, pois os índices inflacionários caíram consideravelmente, o recrudescimento da inflação levou o plano ao fracasso no final de 1986.
Quais as principais medidas adotadas no Plano Collor?
O que foi o Plano Collor
Congelamento de depósitos em conta corrente e poupança por 18 meses;
Criação de um imposto que incidia sobre todas as transações financeiras, a primeira versão do IOF;
Liberação gradual do câmbio;
Congelamento de preços e salários do setor privado;