O imperialismo é caracterizado por uma política de expansão de uma nação sobre outra, e sua manifestação no século XIX é chamada também de neocolonialismo. ... A utilização da palavra imperialismo pode ocorrer em contextos atuais como, por exemplo, quando um país resolver intervir militarmente em outro.
O que é Nacionalismo? Nacionalismo é uma ideologia surgida no século XIX quando se afirmavam os Estados-Nações na Europa. O termo é utilizado para descrever o sentimento e a atitude que os integrantes de uma nação têm quando forma a identidade nacional.
O nacionalismo no Brasil está diretamente relacionado ao período de governo de Getúlio Vargas, principalmente no período da ditadura do Estado Novo, quando era presidente no Brasil. O Estado Novo foi de 1937 a 1945 e tinha como principais características o anticomunismo, o autoritarismo e o nacionalismo.
O nacionalismo é uma tese ideológica, surgida após a Revolução Francesa. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.
A partir do século XIX, o nacionalismo passou a reunir um conjunto de ideias, sentimentos e atitudes no campo político. Nesse aspecto, o movimento identificou-se completamente com a soberania do estado-nação, principalmente através do cidadão comum, que passou a lutar por seu país como um corpo nacional único (nação).
O pangermanismo (em alemão Pangermanismus ou Alldeutsche Bewegung) foi um movimento político nacionalista do século XIX que defendia a união dos povos germânicos da Europa Central.
Movimentos nacionalistas são todos os movimentos políticos que giram em torno dos ideais de uma nação, o que pode incluir movimentos por independência em regiões colonizadas (como a Índia), separação de governos considerados tirânicos (a Sérvia no contexto da Primeira Guerra Mundial, por exemplo) ou defesa da adoção de ...