O que foi as arpilleras? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As arpilleras são uma técnica têxtil surgida a partir das mulheres da Isla Negra, no Chile. ... E por meio delas mulheres chilenas do campo e da cidade conseguiram registrar histórias e fazer denúncias dos terríveis tempos da ditadura de Augusto Pinochet desde os anos 70.
Qual o nome do coletivo que inspirou a produção do Longa-metragem Arpilleras atingidas por barragens bordando a resistência?
Após três anos de produção, o longa-metragem “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência” chega às telas dos cinemas. O filme foi viabilizado por meio da plataforma de financiamento coletivo “Catarse”, no ano de 2015, e é uma produção do Movimento dos Atingidos por Barragens.
Como surgiu a Arpillera?
4. Arpillera é uma antiga técnica têxtil e folclórica chilena nascida em Isla Negra, na qual as mulheres utilizam como tela pedaços de saco de juta – arpillera em espanhol – e bordam com retalhos, lãs e linhas coloridas, além de bonecas preenchidas com tecido que dão forma e relevo a arte.
Como eram realizados os bordados no Chile?
Os primeiros trabalhos foram realizados em telas rústicas, como sacos de batatas ou de farinha, com a aplicação de retalhos contornados com bordados de lã. ... Durante a ditadura militar chilena, a técnica foi utilizada por familiares de presos e desaparecida para expressar no bordado a situação em que viviam.