EQST

Qual Fungicida Para Ferrugem?

Qual fungicida para ferrugem?

Os tratamentos com os fungicidas azoxystrobin, difenoconazole + propiconazole, fluquinconazole, myclobutanil, pyraclostrobin + epoxiconazole, tebuconazole e trifloxistrobina + propiconazole, controlaram o patógeno em relação à testemunha, mostrando notas médias de severidade igual ou inferior a 2 e não diferiram entre ...

Qual o melhor fungicida para ferrugem da soja?

As maiores produtividades foram observadas para os tratamentos com protioconazol + impirfluxam (T4 – 3.584 kg/ha), tebuconazol + impirfluxam (T5 – 3.549 kg/ ha), mancozebe + picoxistrobina + protioconazol (T13 – 3.535 kg/ha), fluindapir + protioconazol (T9 – 3.436 kg/ ha), Blavity (T6 – 3.426 kg/ha), Fox Xpro (T3 – ...

Como controlar a ferrugem asiática?

As principais medidas são:
  1. Uso de fungicidas com diferentes modos de ação;
  2. Redução de excessivas aplicações de fungicidas;
  3. Calendarização da semeadura.
12 de nov. de 2018

Qual o principal fungicida utilizado atualmente no Brasil na cultura da soja?

mancozebe Dentre os fungicidas protetores registrados atualmente na cultura da soja,destacam-se os produtos a base de mancozebe, a base de cobre (oxicloreto de cobre e hidróxido de cobre) e clorotalonil. Dentre os fungicidas protetores, o que tem sido mais recomendado é o mancozebe.

O que usar quando a planta está com ferrugem?

Experimente usar um chá forte de cavalinha, uma erva medicinal super potente. Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês.

O que protege de ferrugem?

O manejo de controle contra a ferrugem deve ser preventivo, feito por meio da aplicação de fungicidas cúpricos a base de cobre, moléculas de triazol e estrobilurina, nos meses de novembro até março a abril, dependendo das condições de chuva do ano.

Qual fungicida usar na soja?

Entre as moléculas mais utilizadas, se destacam os grupos dos Triazóis e Estrobilurinas, dois grupos de fungicidas que contribuíram para a redução das perdas causadas pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, doença amplamente conhecida, porém, ainda muito severa que pode evoluir em prejuízos de até 90% no rendimento da ...

Qual é o melhor fungicida?

Com base nisso, a resposta para a pergunta sobre qual é o melhor fungicida para a ferrugem é: a alternância de misturas de triazóis com estrobilurinas é a melhor opção para o controle químico da ferrugem.

O que causa a ferrugem asiática?

A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, sendo, hoje, uma das doenças que mais têm preocupado os produtores de soja. O seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com conseqüente redução da produtividade.

Como controlar a ferrugem?

O manejo de controle contra a ferrugem deve ser preventivo, feito por meio da aplicação de fungicidas cúpricos a base de cobre, moléculas de triazol e estrobilurina, nos meses de novembro até março a abril, dependendo das condições de chuva do ano.

Quantas aplicações de fungicidas na soja?

O manejo convencional que vem sendo utilizado na soja em geral se resume a 4 aplicações espaçadas de fungicidas com um intervalo de 15 dias.

O que fazer quando a planta está com fungos?

FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.

O que é ferrugem na planta?

Ferrugem-da-folha é uma doença fúngica que se caracteriza pelo aparecimento de pústulas com esporos de coloração amarelo-escuro a marrom na superfície das folhas, a partir da emergência até o estádio de maturação, causando perdas na produção de grãos que podem superar 50%, reduzindo a área fotossintética e aumentando a ...

Quais são os sintomas da ferrugem asiática?

Os primeiros sintomas são minúsculos pontos, mais escuros do que o tecido sadio da folha, de uma coloração esverdeada a cinza-esverdeada (Figura 1), com correspondente protuberância (urédia) na página inferior da folha (Figura 2).

Como realizar o monitoramento da ferrugem?

“Para o monitoramento, devem-se coletar folhas dos terços médio e inferior das plantas, observando as folhas contra a luz, procurando pontuações escuras”, explica. “No verso das folhas a presença de saliências semelhantes a pequenas feridas ou bolhas, confirma a ferrugem”.

Quantas aplicação de fungicida na soja?

O manejo convencional que vem sendo utilizado na soja em geral se resume a 4 aplicações espaçadas de fungicidas com um intervalo de 15 dias.

Quando devo fazer a primeira de fungicida na soja?

A primeira aplicação acontece ainda no estádio vegetativo da planta, com até 30 dias após a emergência. As aplicações seguintes já acontecem no estádio reprodutivo, com até 45 dias, e não conseguem proteger a soja da ameaça presente na palhada, por isso o conceito de Aplicação Zero é tão importante.

Como escolher fungicida?

Para conseguirmos entender a hora da decisão, o Elevagro listou diversas dicas para auxiliar.
  1. Saber o que se quer controlar. ...
  2. Eficácia de controle e espectro de ação. ...
  3. Conhecer quando inicia cada doença. ...
  4. Momento em relação a infecção e dinâmica na planta. ...
  5. Risco de falhas de controle. ...
  6. Residual de controle. ...
  7. Misturas de tanque.
Mais itens...•26 de jul. de 2019

Qual fungicida?

Os principais fungicidas sistêmicos são os benzimidazóis, carboxamidas, triazois, imidazóis, morfolinas e algumas estrobilurinas.

Qual é o sintoma da ferrugem asiática?

Os sintomas causados pela ferrugem asiática (Phakopsora pahyrhizi) iniciam-se nas folhas inferiores da planta e são caracterizados por minúsculos pontos (1 a 2 mm de diâmetro), mais escuros do que o tecido sadio da folha, com coloração esverdeada a cinza esverdeada (Figura 1).